12/05/2020 23:42

Cinco maiores bancos disponibilizam telemedicina e testes para bancários

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Bancários dos cinco maiores bancos do país tiveram uma conquista importante. O Comando Nacional dos Bancários se reuniu por videoconferência nesta terça-feira (12) com a Federação Nacional dos Bancários (Fenaban) e conquistou o compromisso de que os trabalhadores da Caixa, Banco do Brasil, Santander, Itaú e Bradesco poderão realizar o teste para diagnosticar a Covid-19, após o atendimento via telemedicina. 

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto, afimou que esse foi um avanço significativo para os bancários, em especial os da Caixa, que estão na linha de frente do atendimento à população. "Essa foi uma conquista muito importante para a categoria, em especial para os trabalhadores da Caixa que estão atendendo a população com dedicação e cumprindo o papel social da Caixa", afirmou Takemoto.

O compromisso permite que os testes possam, ou não, ser indicados pelo médico que fizer o atendimento via telemedicina, de acordo com a avaliação médica e os sintomas. Além disso, as consultas neste sistema também podem ser realizadas pelos dependentes.

“Isso é importante, pois tem gente trabalhando com alguns sintomas acreditando que é gripe, sinusite ou outra doença. Os testes podem dar segurança para toda a equipe, porém os bancários não devem descuidar das medidas de distanciamento e sanitárias”, observou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando.

A Fenaban informou que, em um banco onde o sistema já foi implantado, o serviço de telemedicina recebeu 400 ligações e 20% destes atendimentos gerou pedido de exames (testes RT-PCR) para diagnosticar se a pessoa está, ou não, com o vírus.

Transparência

Na reunião, o Comando Nacional também questionou a postura dos bancos com relação à sanitização das agências, pois teve quem mudou o procedimento e outros fazem a sanitização e não informam para os bancários o motivo.

A Fenaban disse que alguns bancos passaram a utilizar os mesmos procedimentos de sanitização de hospitais e outros serviços que precisam manter o funcionamento simultaneamente aos procedimentos para a desinfecção do ambiente, que permite a reabertura da agência mais rapidamente. Disse também que alguns gestores estão realizando os procedimentos de sanitização como medida preventiva.

“O banco tem que aplicar o protocolo, que é encaminhar os trabalhadores para o médico, fazer o teste e afastar quem precisa ser afastado. Em caso de dúvida, afasta! Em caso de sanitização preventiva, o bancário precisa ser informado para não gerar apreensão entre os trabalhadores”, disse a presidenta da Contraf-CUT. A Fenaban concordou e vai transmitir aos bancos a necessidade de melhorar a comunicação e a transparência.

Fonte: Com informações da Contraf-CUT

 

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