08/03/2021 12:50

8 de março: APCEF-PR comemora seus 86 anos e o Dia da Mulher

Sedesocial_bandeiralaranja.21.2.jpg

Com uma trajetória de desafios e realizações, a APCEF-PR completa 86 anos de existência nesta segunda-feira (dia 8), quando também se celebra o Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data, a entidade reafirma seus principais compromissos, que é a defesa da Caixa e dos direitos dos empregados, oferta de estrutura bem cuidada no Paraná e promoção de atividades que busquem a melhoria de vida de associados e familiares.

Em razão de medidas preventivas para conter casos de covid-19 no Paraná, a comemoração de aniversário, que teria a inauguração da quadra coberta de futebol 7 na sede social, será apenas on-line. Um vídeo, gravado pelo presidente da da associação, Vilmar Smidarle, mostra de forma breve a história e a evolução da entidade (acesse aqui).

A APCEF-PR começou sua trajetória em 8 de março de 1935, quando o presidente na época, Othelo Werneck Lopes, e colegas decidiram criar uma entidade, para socorrer empregados do banco com dificuldades financeiras. Hoje, ela investe em um precioso patrimônio físico e humano, que proporciona saúde e bem-estar a cerca de 6 mil associados, além de dependentes.

De uma pequena sala emprestada pela Caixa no início, a associação construiu ao longo dos anos 20 sedes e representações regionais localizadas em diversas cidades do Paraná. Nessa estrutura, associados e sua família podem usufruir de ampla programação de atividades esportivas, socioculturais e de lazer.

“Tenho o privilégio de participar desta bela trajetória. Agradeço a todos aqueles que trabalharam em prol da associação, que evoluiu da reunião de pequeno grupo de pessoas, em uma sala na Caixa, para uma confortável e ampla rede de sedes em todo o Paraná, com representativo quadro de filiados”, ressalta o presidente da APCEF-PR, Vilmar Smidarle.

Comemoração do Dia da Mulher
Na data em que também se celebra o Dia da Mulher, a APCEF-PR destaca o papel importante das mulheres e sua presença representativa na sociedade, inclusive na Caixa e na associação. “Somos 44,34% do efetivo da Caixa e contribuímos para a prestação de serviços a milhares de brasileiros, em especial nesta pandemia. Quando se fala em função, ocupamos 28,01% dos cargos de Chefes de Unidade e 45,32% dos gerenciais. É importante lembrar que as aposentadas também cumpriram dignamente seu papel na Caixa e as pensionistas acompanharam os cônjuges durante sua jornada”, observa a diretora Sociocultural da entidade, Silvana Pabis.

Nas sedes da APCEF-PR, as colaboradoras representam 56% do quadro funcional. Segundo Silvana, a entidade reverencia o trabalho de cada uma, incluindo o de todas associadas, e se desafia a promover, ano a ano, atividades que promovam a melhoria da qualidade de vida e integração.

Compartilhe