27/01/2020 23:23

Almoço em homenagem aos aposentados é bem prestigiado

Almocoaposenta_capa.jpg

O almoço em comemoração ao Dia do Aposentado movimentou, no sábado (dia 25), o restaurante da sede de Curitiba. Cerca de 300 pessoas participaram do evento, entre sócios aposentados da Caixa e familiares. A festividade, realizada pela APCEF-PR em parceria com Fenae, foi marcada pela alegria de rever colegas e a valorização do trabalho na empresa e da fase da aposentadoria.  

Na opinião do presidente da associação, Vilmar Smidarle, festas como essas ajudam a unir os empregados da Caixa e reforçar a importância da empresa como instituição pública. “Essas confraternizações são importantes tanto para a qualidade de vida, como para defender a empresa, o Saúde Caixa e a Funcef. Os aposentados também precisam estar unidos nessa luta”, defendeu Vilmar.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, destacou que o evento é uma boa oportunidade para os aposentados se reencontrarem e comemorem, já que muitos se distanciam de colegas depois que param de trabalhar. “Essas pessoas foram responsáveis em trazer a Caixa até aqui. Agora, a responsabilidade é dos atuais empregados de olhar para frente e continuar o trabalho dessa grande empresa pública”, afirmou Jair Ferreira.

Embalado pelo som do trio Naftalina, o almoço teve um cardápio delicioso, com bobó de camarão, salmão, picanha, e massagem relaxante. “Boa parte dos associados é aposentada. A comemoração foi uma forma de valorizar os profissionais que prestaram 25, 30 e até 40 anos de trabalho à Caixa”, resumiu Valfrido Oliveira, que é diretor da APCEF e presidente da AEA-PR.

Homenagens e reconhecimento
Aposentado desde 2010, Everaldo Donizete da Silva saiu de madrugada de Maringá (cerca de 430 km de Curitiba) para participar do evento, onde foi homenageado pelos serviços prestados à Caixa. Ele e Ildemar Gouveia Chevalier receberam certificados, assinados pela Funcef e entregues por Valfrido Oliveira e o vice-presidente da AEA-PR, Dirceu Baldi Rosa.

“Fui empregado da ativa durante mais de 30 anos e me senti reconhecido, depois de tantos anos de empenho. Como a Caixa é mais voltada à sociedade, fazíamos de tudo para que a vida dos clientes melhorasse, por meio do FGTS e da casa própria, por exemplo. Nossa função era atendê-los para que se sentissem valorizados”, lembrou Everaldo, que depois de se aposentar passou a fazer parte do movimento associativo, na diretoria da APCEF-PR e da AEA.

Homenageados_dentro.jpg

Unidos pelo esporte

No almoço, uma das mesas mais animadas era a do pessoal do vôlei. Carlos e Rosely Barroso procuram não perder o treino semanal na sede da APCEF-PR. Aposentado há 19 anos, Carlos conta que descobriu na prática do esporte uma forma de se manter ativo e saudável.

“Jogava vôlei quando criança, mas, depois que me aposentei, ainda busquei algum tempo o que queria fazer. Achei a atividade certa com os Jogos da Fenacef. Mas, para mim, competição é resultado de diversão”, destaca Carlos. Há cinco anos, ele ganhou a companhia da esposa Rosely, que não sabia jogar vôlei, mas aprendeu em pouco tempo.

Aposentadosvolei.jpg

Outro casal de atletas da mesa era Dinarte e Adenises Pagnoncelli, ambos aposentados da Caixa, que vieram de Caiobá, no litoral paranaense, só para participar do almoço. “Nosso grupo de vôlei é bem unido. Sempre procuramos participar de eventos que a APCEF-PR promove, como jogos e caminhadas. E o almoço dos aposentados é uma forma de encontrar colegas, conversar sobre a família, lembrar a época de trabalho e essa nova fase que estamos vivendo”, ressalta Adenises.

A aposentada reforça que a Caixa fez e continuará fazendo parte de sua história e de seu marido. “Cada um de nós passou pelo menos 30 anos trabalhando na empresa. Agora, estamos praticando vôlei na associação, como se fosse uma extensão daquele universo institucional. Por isso, é importante que a Caixa continue sendo pública, mas tenha boa gestão”, conclui Adenises.

Confira o álbum completo de fotos (clique aqui).
Fotógrafo Geraldo Bubniak

Compartilhe