03/09/2021 21:59

APCEF-PR e ONG Moradia e Cidadania se reúnem com instituição para iniciar projeto social no Uberaba

ReuniaoONG_Ossa.21.2.jpg

Em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, a APCEF-PR vai contribuir para o desenvolvimento socioeducacional de crianças e adolescentes carentes do bairro Uberaba. Para iniciar a operacionalização do projeto, representantes das entidades e da Obra Social Santo Anibal (Ossa), instituição que atende esses jovens, reuniram-se no dia 31 de agosto, com o objetivo de alinhar as atividades que serão oferecidas no contraturno da escola.

A iniciativa foi aprovada em edital da Fenae e da ONG, que selecionou o projeto do Paraná e de outros 11 estados, incentivando as APCEFs a fazer a diferença nas comunidades de seu entorno. “Nós, empregados da Caixa, temos uma preocupação social muito grande, até mesmo pela missão que o banco possui em auxiliar a população mais carente do país”, ressalta o presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, destacando que associação paranaense observa esse caráter social em seu estatuto e incentiva a cidadania, a exemplo da parceria com o grupo escoteiro Takashi Maruo.

Durante a reunião, representantes das entidades falaram da importância da parceria para a comunidade. Segundo a coordenadora da ONG Moradia e Cidadania no Paraná, Maria de Fátima Costamilan, o projeto vai contribuir para a melhoria da capacidade de aprendizagem das crianças da Obra Social e promover o contato de adolescentes e suas mães com a economia solidária. “Contratamos um profissional de psicopedagogia para auxiliar no déficit escolar e a ONG vai oferecer oficinas de artesanato, como alternativa de sustentabilidade a famílias, que são em sua maioria catadores”.

Na APCEF-PR, jovens da Obra Social terão a oportunidade de participar da escolinha de futebol soçaite e das aulas de iniciação musical para compor a Orquestra de Metais – atuando especialmente no reforço escolar e na educação complementar, área classficada no edital da Fenae, junto com horta comunitária. O vice-presidente da entidade, José Megume Tanaka, avalia que o projeto pode ser o início de uma bonita página da história da associação. “É uma parceria que vai dar muitos frutos, pois queremos fazer uma verdadeira inclusão social aqui”, afirma.

A Obra Social Santo Aníbal atua na Vila União Ferroviária, nas proximidades da sede social da APCEF-PR. Atualmente, atende cerca 180 jovens, de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade. Segundo Padre Robson Grapiglia, gestor da Ossa, a parceria ajudará a retomar o aprendizado e corrigir o déficit educacional, causado pela pandemia. “A parceria é uma oportunidade para que possamos dar uma educação de mais qualidade as nossas crianças. Mesmo diante das dificuldades, queremos dar alternativas para que elas não entrem no mundo das drogas, da prostituição e possam ser boas cidadãs”, afirma.

A Ordem Social será contemplada com um valor de R$ 15 mil para executar o projeto, sob a supervisão da ONG e da APCEF-PR, no período de 12 meses. A escolha da instituição levou em conta, além da proximidade à sede social, ser conhecida e validada pela Moradia e Cidadania, por meio da campanha para a doação de alimentos.  

“A APCEF não poderia ser um oásis no meio das várias comunidades que temos em sua volta. Contamos com uma boa estrutura e coincidiu o edital da Fenae, com a proposta de ajudarmos comunidades carentes dos arredores, como o trabalho feito pela Ossa”, avalia Olga Pchek, “madrinha” do projeto, que foi representante da entidade no Comitê Estadual da campanha contra a fome.

A reunião também teve a participação da coordenadora pedagógica da Ossa, Silmara Benedita de Paula, do assistente social, Augusto de Lima, da supervisora Sociocultural da associação, Izabel Perin, e do gerente Administrativo, Nilton Berwig.

 

Compartilhe