14/08/2021 20:07

Associado transforma “passeios” de bicicleta por Londrina em projeto sob rodas

Silvio_projetociclismo.2.2.jpg

A cada quatro vezes por semana, o associado Silvio Krubniki Júnior troca a roupa sóbria e o crachá de gerente de agência da Caixa, em Cambé, pelo macacão e o capacete de ciclismo. Em percursos pré-determinados, ele pedala pelas ruas de Londrina, de onde coleciona fatos curiosos e imagens da cidade.

Os pedais fazem parte de um projeto pessoal do associado, que tem como objetivo conhecer todo o perímetro urbano da cidade de bicicleta. Por meio da iniciativa “Em duas rodas Londrina”, Silvio já percorreu metade dos cerca de 450 bairros locais (segundo mapa detalhado da Prefeitura Municipal), desde 12 de abril, quando começou a fazer as rotas de forma planejada.

Silvio_projetociclismo.4.jpg

“Comecei a pedalar à noite sem planejar, até que fui pegando gosto por conhecer a cidade. Percebi que o Strava (aplicativo de monitoramento de atividades físicas) registrava ‘desenhos’ que formavam quadras da cidade. Tudo isso, mais o apoio da família, contribuiu para o início desse desafio. A meta é zerar todo o perímetro urbano ainda este ano”, conta o ciclista.

O ciclismo entrou na vida de Silvio em março do ano passado, quando não se podia jogar futebol e nem frequentar academias devido às restrições da Covid-19. A alternativa foi se aventurar sob duas rodas por Londrina e arredores. “Muita gente foi andar de bicicleta, pois é possível pedalar sozinho e ao ar livre, longe de aglomerações”, observa o associado.

Histórias sob rodas

Pelo projeto, Silvio Krubnik soma cerca de 1.750 quilômetros em 58 percursos -, quase 30 quilômetros por pedal. Durante essas rotas, ele diz que conheceu muitos lugares que jamais pensou em visitar – alguns bem curiosos. Entre eles, estão belas praças e uma avenida, na qual encontrou a estátua de um tubarão, símbolo do time do Londrina, feita por um torcedor apaixonado.

Silvio_projetociclismo2.1.jpg

Os pedais pela cidade também levaram o associado a rever sua visão de sociedade e cidadania. “Vi de perto as diferenças sociais, em um mesmo pedal, quando passei por bairros muito díspares - um com mansões e outro com barracos. Isso nos faz ter um olhar diferente para as comunidades”. Outra questão que levou o ciclista a refletir foram os grandes riscos no trânsito, o que, segundo ele, mudou sua forma de dirigir e olhar para os pedestres.

Planejar é preciso!

Para pedalar em segurança, é necessário planejamento, segundo o sócio ciclista. O alerta aumenta quando se vai para locais mais distantes, escuros e com fama de concentração de ruas perigosas sob risco de assaltos. É nessas rotas, muitas vezes, que Silvio conta a ajuda da esposa, para levá-lo de carro até os bairros programados e, depois, volta buscá-lo.

Entre uma pedalada e outra, lembra de outra ameaça nas ruas: os ataques de cachorros, que gostam de acompanhar os ciclistas. “É comum corrermos de cães, pois eles adoram uma canela”, diverte-se.

Mesmo com todas essas aventuras, o associado garante que o ciclismo foi uma ótima escolha. Além de conhecer vários lugares e pessoas, especialmente que praticam exercícios virtualmente, ele obteve ganhos no incremento de sua qualidade de vida. “Melhorei minha alimentação, emagreci 13 quilos e tenho mais disposição para o trabalho e as atividades pessoais”.

Na página do Instagram do projeto (@em2rodaslondrina), é possível conferir fotos e vídeos das andanças de Silvio Krubnik por Londrina. A logo do perfil foi criada pelo filho, que é designer gráfico.

 

Compartilhe