29/03/2022 20:55

BikeCEF em Piraquara incentiva pedal em grupo e conexão com a natureza

Abre_noticia2.jpg

Passeio de bicicleta por belos pontos turísticos, na companhia de colegas e longe de preocupações. Assim foi a primeira etapa do BikeCEF Curitiba, realizada em Piraquara no sábado passado (dia 26). Pelo menos essa foi a impressão de vários participantes sobre a Rota das Águas, que marcou o retorno da temporada de pedaladas na região da capital.

A primeira etapa do evento reuniu cerca de 60 sócios participantes. Separados em dois grupos, de 20 e 50 quilômetros, eles passaram por atrações históricas e ecológicas, como a Igreja Nossa Senhora da Assunção, situada na Colônia Imperial de Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra; a Casa de Pedra e o Cemitério Centenário (fundado em 1880).

“Adorei desde a organização até o pessoal que estava comandando a atividade, que nos deu informações sobre os pontos turísticos. Sempre tive vontade de participar de um passeio em grupo por trilhas, curtindo a natureza, desestressando e revendo amigos. Quando recebi o convite da APCEF-PR, tomei a decisão: ‘Agora vou’”, contou Marco Aurélio Camargo, da agência João Bettega, que estreou nos 20 km e diz que pretende ir mais longe na próxima vez.

Os ciclistas dos 50 quilômetros seguiram ainda por outros pontos de Piraquara, como a base do Morro do Canal, o Mirante das Águas e o túnel ferroviário da Roça Nova. Alvaro Luiz Martins era um deles e indica como trecho de sua preferência uma estrada de chão coberta com árvores. “Até o cheiro de mata é marcante. Fica aquela lembrança boa e vontade de voltar”, avaliou o aposentado, que pedala há dois anos e classificou o evento como show.

Para Vilmar Tramontin, também integrante do grupo da distância mais longa, o BikeCEF foi a oportunidade de retomar as atividades, já que desde outubro não pedalava. Segundo ele, os pontos altos do belo roteiro, que teve apoio e socorro mecânico, foram alguns locais com floresta atlântica e o túnel da Roça Nova.

O idealizador do BikeCEF Curitiba, Victor Esteche, considera o retorno da programação um sucesso. “Tivemos boa participação de vários colegas, seja no percurso menor ou maior, a quem pudemos proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar, principal objetivo da APCEF-PR. Agradecemos a presença dos associados inscritos, ao Luciano Fischer, coordenador do BikeCEF, pelo apoio à organização, a Ester (Kokubu), gerente de Esportes, pelo carinho e dedicação ao evento, e ao Rafael (Cavalcante), pela cobertura fotográfica”.

Após a conclusão dos percursos, os participantes puderam almoçar na Pousada Rosa Park, onde foi também o ponto de largada.

Confira o álbum completo de fotos (acesse aqui)

Compartilhe