31/03/2020 22:59

Caixa reforça medidas de saúde na capital atendendo nova decisão do TRT

Caixamudasaude_TRT.20.jpeg

Em agências da Caixa Econômica Federal de Curitiba e região metropolitana, 30% dos empregados estão trabalhando presencialmente para atender serviços essenciais, como pagamento do FGTS, seguro-desemprego e aposentadoria, amparados por medidas de segurança à saúde. Os demais empregados estão em sistema de home office, em consonância com as orientações de órgãos de saúde e decretos estaduais, como forma de enfrentar o avanço do coronavírus.

O novo cenário das unidades da Caixa faz parte da decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), reforçada pela desembargadora Ilse Marcelina Bernardi Lora, de cassar a liminar obtida pelo Sindicato dos Bancários que impedia a abertura de agências e a prestação de trabalho considerado não essencial. Por meio de mandado de segurança, ajuizado pelo banco Safra, o TRT estabeleceu novas diretrizes para os bancos durante a pandemia: afastamento dos empregados do grupo de risco; limitação de trabalho presencial a 30% do contingente de cada agência, em sistema de rodízio, permitindo ao excedente o teletrabalho; disponibilização de luvas e álcool gel e limitação de três clientes em cada agência, simultaneamente, observando o distanciamento social.

A superintendente de rede da Caixa, em Curitiba e região, Maria do Carmo Gonçalves da Rocha, ressalta que o banco está seguindo todas as orientações de protocolos governamentais e da Justiça do Trabalho, como forma de assegurar a saúde de empregados e da população. “Os funcionários que atendem o público estão usando luvas, máscaras e álcool gel, a limpeza foi reforçada em todas as unidades, integrantes do grupo de risco estão trabalhando em casa e temos orientado o uso de demarcações para o distanciamento entre os clientes”, enumera. Segundo Maria do Carmo, até o momento, não há nenhum caso confirmado de empregado infectado por coronavírus na capital.

O presidente da APCEF-PR, Vilmar Smidarle, destaca a importância do papel social da Caixa e do trabalho de seus colaboradores, especialmente em tempos de crise, quando a população mais necessitada é atingida. “Nossos colegas da Caixa, assim como todos os trabalhadores dos serviços considerados essenciais, fazem um trabalho louvável neste momento. Peço a gestores e demais empregados que se cuidem e cumpram rigorosamente medidas de segurança orientadas por órgãos oficiais, em favor da saúde de todos”, reforça.

 

 

Compartilhe