21/10/2021 00:46

Classificados em Música completam o time de finalistas do PR para o Talentos

Finalistas_Musica.21.3.jpg

Os vencedores de Música da etapa estadual do Talentos Fenae/Apcef encerraram a lista de classificados para a grande final. Quem vai completar o time de representantes da APCEF-PR no evento é Ozias Frez Bockorny, na modalidade Composição, com “2019”, e Mirlei Fernandes Felisbino, que interpretou “Devolva-me” – ambos são finalistas estreantes nessa categoria.

O anúncio do nome dos dois classificados, ocorrido em live no final de semana, foi emocionante. “Parecia que os estados com a letra P não acabavam e, de repente, apareceu a foto que postei para apresentação da música. Comecei a gritar feito um louco. Fiquei surpreso comigo quanto ao resultado”, contou o compositor finalista. E Mirlei completou: “Estou explodindo de felicidade”.

Graduado em Letras Vernáculas, Ozias ficou em primeiro lugar na modalidade Contos e Crônicas em 2020 e no topo do pódio em Poesia este ano. Essa veia literária contribuiu para composição de 2019, inspirada nos primeiros casos de Covid-19 e a ocorrência, desde então, da instabilidade de sentimentos.

“A música não segue uma métrica rígida, assim como flutuamos entre as tristezas causadas pelas mortes de parentes e amigos e os momentos de alegria, quando víamos pessoas sendo restauradas”, observa o londrinense, que é músico desde os seis anos e tem o trompete como seu principal instrumento.

Com Devolva-me, de Adriana Calcanhoto, Mirlei interpretou uma canção, que também tem um tom reflexivo e poético. “Como gosto de MPB, minha professora trouxe a partitura dessa música, que é muito gostosa, tanto para ouvir, como para tocar e cantar”, comentou.

Depois de ter parado de estudar teclado há 15 anos, a apucaranense retomou as aulas em 2019. Mirlei parou por falta de tempo, mas garante que tem buscado se aperfeiçoar, para utilizar suas habilidades de tecladista, inclusive, como intérprete. "A falta de tempo de anos atrás se devia a jornada de oito horas na Caixa, atualmente faço seis horas, e à dedicação aos filhos. Hoje posso estudar e me envolver mais com a música, que é uma das minhas paixões", reforça a empregada da agência Apucarana.

A etapa nacional, que terá, além dos finalistas em Música, os classificados nas modalidades Foto/Filme, Literatura e Artes Visuais, já começou. A final está marcada para o dia 4 de dezembro, quando acontecerá a premiação dos vencedores.

Conheça os classificados do Paraná na fase estadual:

Composição
1º lugar – Ozias Frez Bockorny – 2019
2º lugar – Thiago Cesar de Oliveira - O silêncio do adeus

Interpretação
1º lugar – Mirlei Fernandes Felisbino – Devolva-se
2º lugar – Márcio Aroldo Liparotti Deflon – Dias melhores
3º lugar – Márcio Aroldo Liparotti Deflon – Onde Deus possa me ouvir

Revelação
Thiago Cesar de Oliveira - O silêncio do adeus

Compartilhe