02/12/2020 20:30

Conheça o resultado da Corrida e Caminhada virtual Novembro Azul

ResCorridavirtual_NovembroAzul.20.2.jpg

Os associados deram um show de disposição e engajamento no sábado (dia 28), quando participaram da Corrida e Caminhada virtual Novembro Azul, organizada pela APCEF-PR. Competidores fizeram a prova em diferentes cidades do Paraná, mas todos unidos por uma causa: a conscientização do cuidado e da prevenção da saúde, especialmente do homem.

Ao todo, 117 associados competiram no evento, seja caminhando o percurso de 3 quilômetros ou correndo os 5 ou 10 quilômetros. “A prova foi um sucesso, com grande participação de sócios. Nosso objetivo é fazer novos eventos virtuais e, quando possível, alguns presenciais com poucos participantes. Para 2021, a esperança é ter a vacina, para que possamos voltar ao normal, pois a corrida de rua é um evento de aglomeração, abraços e muitas festas”, conta o coordenador de atletismo da APCEF-PR, Herivelto Martins, vencedor dos 5 km masculino.

Para boa parte dos participantes, a competição foi a oportunidade de mostrar que é possível continuar praticando exercícios físicos, mesmo que a pandemia exija adaptações em sua rotina. Amanda Jacomel, primeira colocada na caminhada de 3 km, conta como o evento simboliza uma retomada na prática esportiva. “Cansei bastante, mas deu tudo certo. Gostava muito de jogar futsal, mas tive que parar por causa da pandemia. De uns tempos para cá, passei a frequentar a academia da sede social, o que tem me ajudado bastante”, afirma.

Com no período de quarentena não é possível treinar e correr como habitualmente, é natural que as provas se tornem mais desafiadoras. “Em alguns momentos, a corrida ficou pesada, mas consegui chegar ao final e concluir bem o trajeto”, conta a vencedora dos 5 km feminino, Aleksandra Villas Boas. Para ela, o que fez a diferença na conquista foi superar justamente a questão do isolamento. “Continuei treinando com frequência, tomando todos os cuidados. Só o que sinto falta, agora, é encontrar o pessoal reunido antes da prova”, ressalta.

O fato de ser um evento virtual fez com que competidores mudassem suas estratégias de disputa, como explica o vencedor dos 10 km masculino, Daniel Sotto Maior. “A corrida virtual é um desafio solitário, pois nossos adversários acabam sendo nós mesmos. Em uma prova tradicional, alguns atletas servem de referência e vamos seguindo-os”, afirma. Apesar do desafio, Daniel ressalta a importância de se adaptar as condições da prova e recobrar seu ritmo. “Não ter ocorrido muitas competições durante o ano me fez perder um pouco a cadência, mas estou conseguindo manter os treinamentos. Recentemente voltei a realizar médias distâncias e, na medida do possível, tento alternar outros tipos de treino”.

O resultado com o desempenho de todos participantes está disponível no site: http://www.assessocor.online/resultados. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados. No entanto, devido ao avanço da covid-19 no Paraná, a entrega de troféus, assim como a de kits, ainda não tem data definida. A organização informa que o encaminhamento será realizado quando as condições sanitárias e de segurança permitirem.

 

Compartilhe