13/10/2020 17:50

Conheça os vencedores do PR na categoria foto e filme da fase estadual do Talentos Fenae/Apcef

GanhadoresTalentos_foto_filme.20.2.jpg

Os nomes dos três primeiros colocados da APCEF-PR na categoria Foto e Filme da fase estadual do Talentos Fenae/Apcef foram conhecidos no sábado (dia 10). Com a imagem Contraste, Mario das Chagas Lima venceu em foto e ficou também em segundo na modalidade. Mariane Nogueira Proença levou o prêmio de melhor vídeo, apresentando “Música em tempo de pandemia”.

O evento, transmitido pelo Facebook e Youtube da Fenae, abriu a série de premiações dessa etapa. Depois, será a vez de divulgar o resultado dos destaques das APCEFs nas categorias Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho Infantil) no dia 17 de outubro, Literatura (Conto/Crônica e Poesia) no dia 18 e Música (Composição e Interpretação) no dia 24.

Ao todo, a APCEF-PR tem 142 obras de 63 associados inscritas. Dessas, foto teve a maior participação com 50 trabalhos.  

Com a palavra, os premiados
Emocionado por ter sido vencedor e vice com suas imagens, Mario das Chagas contou que tirou as fotos da janela do seu apartamento, onde teve o privilégio de registrar surpresas que a natureza oferece. “Portanto, o que precisamos é apenas olhar de um jeito diferente para as coisas que estão sempre ao nosso lado”, observou o associado, que trabalha na agência Morretes.

Contraste_obraMario.20.2.jpg

Segundo ele, a decisão da Fenae em manter o Talentos na pandemia o ajudou a exercitar suas habilidade artística, servindo como válvula de escape neste momento de tensão. Mario acrescenta que, com o concurso, os empregados participantes também aprenderam que a arte pode ser praticada em qualquer lugar, inclusive dentro de casa, em home office, e em isolamento social.

Com seu vídeo escolhido entre os sete do Paraná, Mariane Nogueira Proença afirma que ficou muito feliz por seu trabalho ser valorizado. Ela conta que a inspiração para a obra veio do fato de seu marido ser músico e não poder se reunir com integrantes de sua banda para ensaiar, motivando a ideia de fazer um vídeo em que cada um estivesse tocando em local e momentos diferentes. “Minha inspiração foi justamente esse momento em que todos estão tendo de se adaptar”, reforça a bancária, que atua na Gilog/CT.

MarianeNogueira_imagevideo.20.2.jpg

Manifestações e homenagens
Na live, representantes da Fenae e das APCEFs falaram sobre o desafio de promover o evento, pensando nos empregados da Caixa, que estão na linha de frente prestando serviços essenciais aos brasileiros. Para o presidente da Federação, Sergio Takemoto, mesmo nesse momento difícil, com risco de contaminação por coronavírus, a Fenae entendeu ser necessário dar uma oportunidade aos empregados de demonstrarem seus talentos.

O presidente da APCEF-PR, Vilmar Smidarle, destacou que, apesar de terem tanto trabalho nesse período de pandemia, os participantes encontraram tempo para fazer arte. “Assim como as atividades esportivas e sociais são importantes, a cultura é fundamental para a qualidade de vida das pessoas, em especial dos empregados da Caixa. Continuem se inscrevendo no evento, pois sua participação é motivo de inspiração para nós”, observou Smidarle, parabenizando principalmente representantes paranaenses.

Apresentada pela escritora e youtuber Vania Ferrari, a live também foi marcada por várias homenagens. Na primeira delas, o compositor, violonista, arranjador e produtor musical Mario Adnet apresentou um repertório de trilha sonora de filmes e de novela várias vezes ao longo da duração do evento. Também foram homenageados o ator Antonio Pitanga e a cineasta Maria Augusta Ramos, diretora do documentário da Fenae, “Não toque em meu companheiro”.

A próxima live será da categoria Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho Infantil) no sábado (17 de outubro). Começa às 17h.

Confira os classificados do Paraná nas modalidades:

Foto
1º lugar: Mario das Chagas Lima – Contraste
2º lugar: Mario das Chagas Lima – Liberdade
3º lugar: Edy Carlos Nogueira - Farol do fim do mundo

Filme
1º lugar: Mariane Nogueira Proença - Música em tempo de quarentena
2º lugar: Vinícius Moreira Gote - Skate, um estilo de vida!
3º lugar: Marcio Deflon – O último romântico

Acesse o site do Talentos e conheça as obras classificadas.

 

Compartilhe