17/08/2021 21:38

Container Cultural, parceiro da APCEF-PR, promove Mostra de espetáculos e oficinas

TangosFandangos_MostraContainer.21.2.jpeg

Reserve seu lugar e prepare a pipoca: o Container Cultural, parceiro da APCEF-PR, está de volta. Desta vez, o espaço artístico itinerante traz dez espetáculos, que serão apresentados de forma virtual, de 21 a 28 de agosto. Em sua primeira Mostra, o Container também oferece oficinas, como parte de uma programação totalmente gratuita.

O evento combina opções de música, teatro e circo, com foco especialmente no humor e na poesia, segundo a jornalista e artista, Joanita Ramos, proponente do projeto. “A maioria das peças são comédia e pode ser vista por toda a família. Algumas delas são voltadas ao público infantil, como Acalantos – a arte de acolher (imagem abaixo), que tem cantigas que podem ser aprendidas e cantadas pelos pequenos”, destaca Joanita, que já foi consultora cultural da APCEF-PR.

Acalantos_ContainerCultural.21.jpeg

Desenvolvido em parceria com a arquiteta Paola Burkot, idealizadora do Container Cultural, a Mostra estava agendada para acontecer presencialmente no ano passado em várias cidades do Paraná, mas, devido à pandemia, foi adiada para este ano. Joanita observa que, apesar do impacto inicial, hoje vê a mudança da iniciativa para o formato on-line como uma oportunidade de ter maior alcance de público, inclusive nas cidades onde há sedes da associação.

Na programação, consta o espetáculo “Entre tangos e fandangos” (imagem da notícia), que foi apresentado em 2019 na sede de Curitiba e atraiu cerca de 200 associados. Com o Container Cultural, a peça ainda desembarcou nas regionais Londrina e Maringá, onde o público assistiu a divertida história de um artista brasileiro e uma estrangeira que precisam chegar à Argentina e, durante o caminho, criam número artístico, com as diferenças culturais entre Brasil e o país de destino.

A Mostra reúne essa e outras nove peças, além das oficinas, graças a aprovação no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, do governo do Paraná, e apoio da Copel. “Esse incentivo permitiu oferecer espetáculos de dez companhias diferentes e levá-los gratuitamente às pessoas, mesmo distante dos teatros, como benefício do dinheiro aplicado em impostos”, explica Joanita Ramos.

Como assistir às peças
Para garantir seu ingresso, é preciso acessar o site www.containercultural.com. Escolha o espetáculo preferido e faça sua inscrição gratuitamente.

Quem quiser participar das oficinas, ainda é possível aproveitar a de Improvisão, que acontecerá nos dias 25, 30 e 31 de agosto (o mesmo conteúdo, mas cada dia com um professor diferente) e a Palhaço – levando o riso a sério, no dia 26 de agosto, 2 e 3 de setembro. As inscrições também são feitas pelo site do Container Cultural.

Compartilhe