06/03/2020 15:00

De início modesto à estrutura moderna e referencial no país, APCEF-PR comemora 85 anos no domingo

Sedesocialflorida_fev.20.jpg

A APCEF-PR completa 85 anos de fundação no próximo domingo (8 de março). Sua história começou em 1935 basicamente com um objetivo: socorrer empregados da Caixa Econômica Federal que usavam vales para compor o orçamento familiar. O primeiro presidente, Othelo Werneck Lopes, transformou os vales em empréstimos e deu início a trajetória da APCEF-PR, que hoje é referência entre as associações da Caixa do país.

Inicialmente, a entidade começou suas atividades de forma modesta, na sede da Caixa, na Praça Carlos Gomes, em Curitiba, e o número de sócios não chegava a três dígitos. Depois, adquiriu vários imóveis, onde instalou suas sedes, a exemplo da Vila Formosa, Colônia Muricy em São José dos Pinhais e da Visconde de Guarapuava, onde aconteciam eventos sociais e esportivos.

Atualmente, a APCEF-PR mantém sedes em todo Paraná, que estão localizadas em Curitiba, Caiobá (litoral), em Porto Rico e Alvorada do Sul (pesqueiras) e em 16 do interior (além de três reprentações). Na capital, há ainda uma sala no edifício Brasil 500, no bairro Batel. O quadro associativo soma quase 6 mil associados, entre as categorias efetivo, contribuinte e sócio-família.

Constante evolução
Mesmo nos tempos difíceis da ditadura, quando se chamava AEP (Associação dos Economiários do Paraná), a APCEF-PR avançou. Na década de 70, sob a liderança de Josino Saboia Netto, os gestores aproveitaram a oportunidade oferecida pelo então presidente da Caixa, Karlos Rischbieter, de receber investimentos para a aquisição de terreno e construção de sede para os colegas da Caixa no Paraná. Então, encontraram um bom terreno no bairro Uberaba e foi construída a sede social, inaugurada em 1978. Ousado, o projeto arquitetônico, elaborado por Luiz Perry e os irmãos Edison e Everson Morozowski, ganhou o prêmio internacional “RS Reinolds”.

Após a construção na capital, foi a vez do interior ganhar sedes. A regional Rolândia, que hoje não existe mais, foi a primeira a ser criada. Na década de 80, a regionalização da entidade se expandiu, com a criação de unidades, por exemplo, em Maringá, Pato Branco, Cascavel e Ponta Grossa.

Nesse período, a APCEF-PR passou também a se envolver mais em questões de relações de trabalho com a Caixa. Em 1985, participou de mobilização, que resultou em uma conquista histórica para a categoria: o direito à jornada de 6 horas. Outro destaque da época foi a posição firme da entidade frente à luta pela readmissão de empregados demitidos em 1991.

Vencendo desafios

Como passou a se dedicar muito a assuntos trabalhistas e sindicais, a APCEF-PR deixou de lado a questão administrativa e financeira, quase sendo levada à falência. Existiam dívidas homéricas, penhora de bens e dezenas de ações.

A APCEF-PR só conseguiu se recuperar graças ao dinamismo da Gestão Bons Tempos, liderada por Jesse Krieger, que empreenderam medidas de urgência para o saneamento da associação. A principal delas foi a negociação do imóvel da Visconde de Guarapuava com a Construtora Moro, que resultou em permuta de área construída no Edifício Brasil 500, a construção da sede de Caiobá e, ainda, parte em recursos financeiros que propiciaram o pagamento de dívidas.

Já no século 21, com situação estável e superavits sucessivos, a intensificação dos investimentos ocorreu com a Gestão União, comandada por Vilson Willemann, em que foi construída nova sede em Porto Rico e em Alvorada do Sul. Nessa gestão, o destaque também foi o fortalecimento da APCEF-PR, por meio do incentivo ao crescimento e à valorização das sedes regionais.

Nos últimos anos, com a continuidade da Gestão União, comandada por Vilmar José Smidarle, a APCEF-PR definiu como princípios: defesa da Caixa, Funcef, Saúde Caixa e de direitos dos empregados da empresa, melhorias patrimoniais, ampliação do quadro associativo e vasta programação de atividades. Na era digital, investiu fortemente em tecnologia, melhorando processos e a comunicação com os associados. Também realiza investimentos nas regionais, oferecendo mais comodidade no interior.

 

 

Compartilhe