13/05/2020 19:20

Delas F.C. homenageia atletas de futsal da APCEF-PR com raio X virtual

DelasFClube_Juliana.20.2.jpg

Sem possibilidade de estar em quadra neste momento, atletas de futsal feminino da APCEF-PR estão batendo bola via on-line. A Delas Futebol Clube, empresa parceira que pertence à técnica Luiza Montingelli, dedica, neste mês de maio, espaço em sua página no Facebook para o perfil de jogadoras associadas.

“Neste momento de paralisação das atividades, estamos tentando movimentar o grupo de outras formas. Já fizemos desafios, conversas pelo Zoom e, agora estou, publicando o Raio X, que é uma forma de homenagear as atletas e elas relembrarem bons momentos de jogos e com as colegas”, afirma a técnica.

Jogadoras homenageadas
Quem abriu a semana do Delas, foi a capitã do time feminino, Juliana Nardino. Na página diz que ela vivenciou muitos momentos marcantes na APCEF-PR, como o segundo lugar nos Jogos da Fenae, em 2016, e a sequência de títulos de 2017 a 2019, resultando no título nacional e a artilheira de 17 gols em seis jogos. De acordo com a publicação, a Ju, como é chamada, também coordena a modalidade na associação e não falta aos treinos, mesmo morando há 40 quilômetros da sede. “A Ju está sempre disposta a ajudar, é super parceira e dedicada ao time”, diz o texto.

De bola cheia, Juliana agradeceu a homenagem e, em seu perfil no Facebook, contou um pouco sobre ingresso na equipe de futsal, a convite da amiga Miriam Uguma, em 2011, quando sua filha Eduarda tinha apenas dois meses. Em outros trechos, ela reforçou a importância do esporte na sua vida. “Aos que ainda têm preconceito, sinto muito, mas amo jogar e, enquanto meu corpo permitir, continuarei jogando. (O futebol) Me mantém viva, me mantém perto de amigas que amo muito, me mantém podendo ser útil a alguém!”.

Na página do Delas F. C., Juliana Nardino foi a quarta sócia atleta a ter seu raio X publicado. Já foram homenageadas Giovanna Borgo, Ana Paula dos Santos e a goleira Vera Regina dos Santos.

Clique aqui e confira na íntegra o raio X de Juliana e das outras jogadoras.

Trajetória inspiradora
Quem prepara os perfis é a própria técnica Luiza Montingelli. As informações são obtidas por meio de formulários encaminhados e preenchidos pelas jogadoras. “Faço os textos em cima das respostas e as publicações de acordo com a ordem de chegada do formulário preenchido. No dia das mães, publiquei o da Verinha, nossa goleira que já é avó e vai completar 60 anos”.

A história da treinadora – especialmente de ingresso na APCEF-PR -, também resultaria em um raio X inspirador. Proprietária do Delas Futebol Clube, empresa de treinamento de futsal feminino, ela assumiu o comando da equipe da APCEF-PR em junho de 2015 e, desde então, soma avanços e títulos. O começo, porém, teve alguns lances desafiadores.

Antes de entrar na associação, ela trabalhava nas categorias de base do Paraná Clube e tinha abandonado o apito do futebol feminino. O que a fez mudar de ideia foi o fato de um amigo tê-la indicado para ser treinadora na APCEF-PR, local onde frequentava durante sua infância. “Minha mãe (Neyd Montingelli) é aposentada da Caixa e sempre íamos na associação”.

Depois de vencer a barreira do retorno ao futsal, o desafio era preparar o time feminino e tirar dele o melhor, já que ainda não tinha vencido duas partidas sequer. “Sabia que não seria fácil, mas quando entrei percebi que era um grupo promissor. Meninas dedicadas, com vontade de aprender e evoluir”, lembra Luiza.

Com a equipe treinada e confiante, as atletas passaram a subir no pódio. Em seu currículo, constam dois primeiros lugares nos Jogos do Sul (2017 e 2019), no torneio do Sindicato dos Bancários (2018 e 2019) e um dos mais comemorados: o troféu de campeão no nacional da Fenae há dois anos. A última derrota em Jogos da Federação foi em 2016, quando o Paraná perdeu a final para São Paulo. “Essa derrota foi crucial para nosso desenvolvimento”, conclui a técnica.

 

Compartilhe