16/04/2020 18:42

E a guerreira virou estrela - homenagem à Lia Beatriz Menezes

LiaBeatriz_AnipaFuncef.20.jpg

Duplamente guerreira! A aposentada da Caixa, Lia Beatriz Menezes, foi uma guerreira na vida e, durante seus dois últimos anos, quando enfrentou bravamente a luta contra um câncer agressivo, sempre fazendo planos futuros.

Hoje, dia 16 de abril, às 9 horas, no Hospital Moinho de Ventos, em Porto Alegre, ela faleceu e nos deixou. Como avisou seu irmão, devido ao protocolo do coronavírus, a cerimônia de cremação, às 16h30, será apenas para dez pessoas, restrita aos familiares. Pode parecer triste, mas pode ser a forma que a Lia escolheu para ir embora, deixando no coração dos amigos apenas as lembranças dos bons momentos.

Como se descreve no seu perfil no Facebook: “mulher negra, latino-americana, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vida do interior”, em uma homenagem ao Belchior, a gaúcha de Bento Gonçalves, formou-se em Jornalismo pela PUC-RS. Na Caixa, destacou-se pela competência, especialmente na área de Comunicação Social.

Após a sua aposentadoria, devido aos problemas que começaram a se apresentar na Funcef, com os déficits que impactariam a vida dos participantes, Lia, como era de sua natureza batalhadora, não ficou inerte e achou que era hora de criar uma associação independente para garantir os direitos de aposentados, pensionistas e colegas da ativa.

Legado para os economiários
Sem sede, fez as primeiras reuniões na Agea/RS (Associação Gaúcha dos Economiários Aposentados), espaço gentilmente cedido pelo presidente da entidade. Com dificuldades de estrutura, sem dinheiro e com a descrença de muitos, mesmo assim ela não desanimou e foi em frente. Com alguns colegas que toparam o desafio, os quais contribuíram monetariamente para a formalização da entidade, em 16 de março de 2015, foi criada a Associação Nacional Independente dos Participantes e Assistidos da Funcef (Anipa), a qual rapidamente foi reconhecida nacionalmente.

A sede da Anipa foi a própria casa da Lia, que trabalhava até altas horas da noite, pesquisando, estudando alternativas e esclarecendo dúvidas dos associados. Lia trabalhou incansavelmente pela Anipa, durante os três anos em que foi presidente, não raro descuidando de suas próprias necessidades, em favor da associação.

Lia deixa um grande legado para a classe economiária. A APCEF-PR e AEA-PR tiveram a Anipa como parceira na luta pelos direitos dos colegas na Funcef. Graças ao espírito peculiar das pessoas de espírito elevado e de uma verdadeira líder, Lia generosamente compartilhou a tese desenvolvida pela Anipa, permitindo que as duas entidades também impetrassem a ação contra o equacionamento da Funcef.

“Estou muito triste, porque apesar do pouco tempo de convivência me identifiquei muito com a Lia”, diz o vice-presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, que, na época em que presidia a AEA-PR, participou de várias reuniões com a Anipa, tendo Lia como presidente, para discutir questões da Funcef. “Ela nos deixou um grande legado”.

A APCEF-PR presta sua homenagem a essa guerreira. “Vai em paz, querida amiga”!

Com a colaboração da associada Olga Pchek

 

 

Compartilhe