09/04/2022 18:56

Em 8 meses de implantação, projeto desenvolvido em comunidade no Uberaba registra ótimos avanços

Reuniao_8mesesprojetoONG.22.2.2.jpg

O projeto “Educação e Cidadania: superando limites e conquistando sonhos”, desenvolvido na Obra Social Santo Aníbal (Ossa), completou oito meses de funcionamento neste mês de abril. A iniciativa, uma parceria entre a ONG Moradia e Cidadania, a Fenae e a APCEF-PR, atende crianças e adolescentes em situação de risco de comunidade no Uberaba. O balanço das ações realizadas na Ossa até o momento foi apresentado em reunião nesta segunda-feira (dia 4), com a presença de representantes das entidades envolvidas.

O encontro teve como foco a importância do trabalho psicopedagógico liderado pela psicopedagoga Susana Thomaz, que apresentou os resultados das ações com os jovens. As atividades realizadas exercitam, de forma lúdica e criativa, as habilidades cognitivas, por meio da Língua Portuguesa e da Matemática, o que os ajuda a aumentar o repertório cultural e a lidar com situações do cotidiano, segundo o levantamento.

A coordenadora estadual da ONG Moradia e Cidadania, Maria de Fátima Costamilan, considera que o trabalho na Ossa atende às necessidades detectadas há oito meses e fez a diferença na comunidade. “Quando elaboramos o projeto, tínhamos o diagnóstico de quase 70% das crianças com deficit de aprendizagem, que piorava conforme a pandemia se alongava”, conta a coordenadora. “Agora os resultados são maravilhosos. Quando você vê o avanço de uma criança que antes não sabia fazer conta, acaba percebendo o quanto esse trabalho é fundamental para que elas tenham um futuro e se desenvolvam”.

Para o gestor da Ossa, padre Robson Grapiglia, o projeto fez com que as crianças tivessem um acompanhamento personalizado, considerando as dificuldades de cada uma. “As psicopedagogas nos ajudaram a identificar baixa auto-estima, timidez, problemas de relacionamento e de expressão. Agradeço a todos os envolvidos neste grande sonho, que devemos continuar”, afirma o padre.

Além de oferecer apoio socioeducacional às crianças e adolescentes da Ossa, o projeto levou o conceito de economia solidária à comunidade, com organização de oficinas de artesanato no ano passado, e entregou cestas de Natal. Segundo o presidente da APCEF, Jesse Krieger, a entidade continuará contribuindo para que a ONG e a obra social sigam firmes com a iniciativa. “Vamos adotar todos os esforços para que possamos continuar a fortalecer ações, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que são o foco do projeto”, pontua.

A iniciativa foi aprovada em um edital elaborado pela ONG em parceria com a Fenae, que escolheu o projeto da Ossa e outros 11 espalhados pelo país. A proposta do edital é incentivar as APCEFs a contribuir para o desenvolvimento de comunidades no seu entorno, como é o caso da Ossa, que atua na Vila União Ferroviária, no bairro Uberaba, próxima à sede social. Atualmente, a obra social atende cerca de 180 jovens da região, com idades de 6 a 17 anos.

 

 

Compartilhe