08/03/2019 11:30

Em constante inovação, APCEF-PR comemora 84 anos nesta sexta

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A APCEF-PR completa 84 anos de fundação nesta sexta-feira (8 de março). Sua história começou em 1935 basicamente com um objetivo: socorrer empregados da Caixa Econômica Federal que usavam vales para compor o orçamento familiar, transformando o benefício em empréstimo. Com o tempo, a associação passou a prestar novos serviços à categoria economiária, visando a qualidade de vida dos sócios e de sua família.

Nos últimos anos, a APCEF-PR se alicerçou em três princípios: melhorias patrimoniais, fortalecimento do quadro de sócios e ampliação da programação de atividades. Na prática, destaque para a construção do Centro Administrativo na capital, do Espaço Gourmet 4, revitalização do salão social de Ponta Grossa, criação da categoria sócio-família e do Clube de Vantagens e lançamento de eventos, como o Circuito BikeCEF.

De uma sala em um prédio da Caixa, na Carlos Gomes, inicialmente, a APCEF-PR tem hoje sedes em quase todo o Paraná, sendo referência entre as associações da Caixa do país. As unidades estão localizadas em Curitiba, Caiobá (litoral), em Porto Rico e Alvorada do Sul (pesqueiras) e 17 cidades do interior. Na capital, há ainda uma sala no edifício Brasil 500, no bairro Batel. O quadro associativo soma cerca de 6 mil associados, entre as categorias efetivo, contribuinte e sócio-família.

Constante evolução - Mesmo nos tempos difíceis da ditadura, quando se chamava AEP (Associação dos Economiários do Paraná), a APCEF-PR avançou. No final da década de 70, com o investimento da Caixa nas associações da categoria, foi construída a sede social, em Curitiba.

Após a edificação da sede na capital, foi a vez do interior ganhar sedes. A regional Rolândia, que hoje não existe mais, foi a primeira a ser criada, no final dos anos 70 e início dos anos 80. Em seguida, foi comprado o terreno para a construção da sede de Maringá e criada a Diretoria do interior. Também foi nesse período que a área cultural da associação cresceu com a montagem do Grupo de Teatro da AEP, junto com o coral já existente.

Na década de 80, a expansão para o interior ganhou impulso, com a criação de sedes, por exemplo, em Pato Branco, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa. No final desse período e início dos anos 90, a entidade passou a se envolver mais em questões de relações de trabalho com a Caixa. Um dos destaques da época foi a posição firme da entidade frente à luta pela readmissão de empregados demitidos em 1991. Em todo o país, cerca de 4 mil funcionários estavam nessa condição, entre eles 500 do Paraná.

Nos anos seguintes, a APCEF-PR foi trilhando um caminho negro, até mergulhar no caos financeiro e na penhora de vários bens. A associação só conseguiu se recuperar com o empenho e a dedicação da Gestão Bons Tempos, que empreendeu diversas negociações de dívidas e redução de gastos. A principal delas foi a permuta do terreno da antiga sede da Avenida Visconde de Guarapuava com a construtora Moro, que resultou na quantia de R$ 300 mil, na construção da sede de Caiobá e do edifício Brasil 500, onde a associação mantém uma sala alugada à Caixa e outra de uso compartilhado com a Agecef (Associação dos Gestores da Caixa do Paraná).

Após estar revitalizada e registrar superavits, a APCEF-PR entrou no século 21 investindo em algumas obras no interior, na capital e a compra de sede pesqueira em Porto Rico. Mas a intensificação dos investimentos nas sedes veio nos anos seguintes, com a construção de nova sede em Porto Rico, criação da sede em Alvorada do Sul e de nova academia, em Curitiba.

 

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