09/03/2019 14:44

Em noite de lançamento cultural e Espaço Kids, APCEF celebra seu aniversário

Niver84anos_APCEF12.jpeg

Suspensa no alto, uma mulher faz acrobacias em tecido, enquanto garçons talentosos tocam instrumentos, coro questiona e canta músicas e desenhistas trazem traços e cores à tela. No mesmo cenário, artista e menina conversam sobre a arte e sua finalidade, com intervenção do coro e da circense do tecido, chamada de aniversariante. Tudo registrado pela lente de um atento fotógrafo. 

A cena faz parte da performance “A chegada da senhora arte”, que marcou o lançamento da programação cultural da APCEF-PR e a comemoração de aniversário de 84 anos da associação nesta sexta-feira (dia 8). Cada personagem representou elementos da festa e da proposta de inovação da entidade, especialmente na área artística. O Dia da Mulher também foi lembrado no evento, que aconteceu na sede de Curitiba.

 Niver84anos_APCEF13.jpeg

Ao término, o público aplaudiu a performance e foi convidado pelo presidente da APCEF-PR, Vilmar Smidarle, a participar de novas atividades culturais planejadas pela associação. “Temos ampla programação esportiva, social e de lazer e faltava a de cultura, usando nossos sócios artistas. Agora, haverá workshops, oficinas, peças teatrais e contêiner cultural. Peço o apoio dos sócios para que participem das atividades artísticas”, destacou o presidente. Para finalizar, lembrou a dramatização, dizendo que a vida é a arte do encontro, sendo desejo que a associação seja um ponto de vários encontros.   

Depois de parabenizar as mulheres pelo seu dia e destacar suas virtudes, o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, disse que a APCEF-PR é exemplo de ações em prol de associados. Na área cultural, Ferreira destacou o Talentos Fenae/Apcef, que tem oito modalidades artísticas – entre as quais sócio mirim paranaense foi campeão em Desenho Infantil, na edição de 2017. “As pessoas devem encarar a arte de outra forma, investindo na área e construindo ideias. Nesse ponto, o projeto da APCEF de regionalizar atividades culturais, atendendo também os empregados da Caixa do interior, é muito bom”, avaliou o dirigente.

Na sequência, mais um momento lúdico. Com diretores e conselheiros, Vilmar Smidarle e Jair Ferreira inauguraram o Espaço Kids, novo ambiente de diversão e lazer do Clube da Criança. No espaço, sócios mirins de 4 a 12 anos terão, agora, um local mais arejado, colorido e planejado para eles. Crianças e pais presentes na solenidade se encantaram com os setores, como o de xadrez, desenho e outras atividades intelectuais. “Com o Espaço Kids, as crianças trarão mais vida à APCEF”, ressaltou o presidente Vilmar Smidarle.

Niver84anos_APCEF09.jpeg

Um jantar no restaurante da sede social encerrou a comemoração dos 84 anos. A noite também foi marcada pelo brinde com espumante e bolo e a participação da sócia Niete Teresinha Ribeiro de Andrade, que tem a mesma idade da APCEF-PR e também celebrou seu aniversário na ocasião.

Niver84anos_APCEF15.jpeg

Cultura, seja bem-vinda!
A “A chegada da senhora arte” foi escrita e dirigida (artisticamente) por Joanita Ramos, consultora da área de cultura e educação, que desenvolveu a programação para a APCEF, em parceria com a equipe da Diretoria Sociocultural da entidade. “Por meio da arte, propomos encontros de associados, que estimulem a criatividade, a saída da rotina e revelem talentos”, destacou Joanita, que trabalhou 11 anos na Caixa. Na dramatização, houve a participação de artistas, como Richard Rebelo, e sócios empregados do banco, entre eles Nelson Bonfim e Marcio Deflon. 

Na grade, estão previstas oficinas de ilustração, de música (percussão), vídeo e fotografia, poesia, de criação de instrumentos alternativos, com aproveitamento de materiais recicláveis, atividades de RPG voltada especialmente a adolescentes e peças teatrais, inclusive as apresentadas no Contêiner Cultural -, transporte itinerante que leva espetáculos a várias cidades. A encenação “Tangos e Fandangos” deverá desembarcar primeiramente em Maringá e Londrina.

Joanita Ramos explica que a programação foi elaborada com base nas modalidades do Talentos Fenae/APCEF e na oportunidade das pessoas se conheceram e desfrutarem da arte como criação artística. “A ideia foi preparar atividades diversificadas, procurando uma qualidade excelente e cuidado na seleção", esclarece a consultora. Segundo ela, o projeto é piloto e as ações serão testadas, para saber o que agrada ao público. Em breve, serão divulgadas as atividades programadas.

Clique aqui e confira o álbum completo de fotos  do aniversário.

Compartilhe