27/03/2019 18:52

Em reunião com o presidente da Caixa, entidades aproveitam oportunidade de diálogo

Reuniaoentidades_presidaCaixa.19.jpg

Representantes de entidades associativas e sindicais, como Fenae e Fenacef, reuniram-se, nesta terça-feira (dia 26), com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. O encontro, realizado em Brasília, teve como objetivo discutir temas, como a manutenção da Caixa 100% Pública, contencioso judicial da Funcef e Saúde Caixa.

Na exposição de atos de sua gestão, o presidente da Caixa disse que a abertura de capital de subsidiárias (cartões, lotérias, Asset e seguros) é uma decisão do governo e só a está executando. As entidades representativas, por sua vez, defenderam a importância do banco como público e social e aprofundaram assuntos que tem preocupado à categoria, entre eles melhorias nas condições de trabalho e continuidade do plano de saúde.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, destacou a necessidade de contratação de mais pessoal para suprir as carências de unidades, começando pelos aprovados no concurso de 2014. Ele ainda defendeu a manutenção do atual modelo de custeio do Saúde Caixa, pelo qual os empregados respondem por 30% do custo assistencial e o banco pelos 70% restantes, além de sua extensão a todos os empregados.

Para o presidente da Fenacef, Edgard Antônio Bastos Lima, um dos principais focos de atenção da Caixa deve ser a Funcef. “É preciso que isso resulte numa reunião de diretorias para se discutir e procurar soluções para os problemas da Fundação, desde o contencioso até a parte negocial com a Caixa", pontua Edgard.

Dirigentes foram unânimes em reconhecer que o encontro foi importante para estabelecer o contínuo diálogo entre as entidades representativas e o banco. “O presidente da Caixa informou que abrirá reunião individual com cada entidade para debater assuntos de interesse, visando a solução de problemas. A medida é muito positiva, pois acredito que foi o primeiro presidente que abriu diálogo nesse formato”, avaliou o vice-presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, que também é presidente do Conselho Deliberativo da Fenacef.

Na ocasião, Pedro Guimarães comentou que visitou a associação do Paraná e gostou da estrutura, associando-se à entidade. Além de Fenae e Fenacef, participaram da reunião integrantes da Contec, Contraf, Fenag, Advocef, Aneac, AudiCaixa, Anipa e Anberr.

Fonte foto: Fenae Net

 

Compartilhe