21/06/2019 18:01

Em ritmo de festa, Jogos do Sul são abertos em cerimônia na cidade de Foz

Grupoanimado2_abre2.jpg

O clima de animação e esportividade tomou conta do ginásio da AABB na cerimônia de abertura dos Jogos do Sul nesta quinta-feira (dia 20), em Foz do Iguaçu. Após tarde de disputas, pronunciamentos e outros atos da solenidade, atletas das APCEFs do Paraná, de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e de São Paulo caíram no samba, ao ritmo de batuques e sucessos de carnaval.  

Em vídeo institucional de Foz, o público pôde conhecer um pouco as belezas e atrativos da cidade, que serve de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Na ocasião, também foi exibido vídeo sobre a APCEF-PR, mostrando suas principais sedes, atividades e benefícios em ser associado.

Sob o comando do mestre de cerimônias, Jesse Krieger, vice-presidente da anfitriã dos Jogos, a solenidade teve início com a lembrança sobre o significado do feriado de Corpus Christi e a formação da frente de honra. Como marca de união e cidadania, dirigentes das APCEFs, da cidade e atletas, na plateia, cantaram o Hino Nacional. Os pronunciamentos começaram na sequência.

Em defesa da Caixa e da qualidade de vida
O vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto destacou que, além dos Jogos do Sul, estavam ocorrendo competições regionais no Sudeste e Centro-Oeste. Segundo ele, esses eventos só são possíveis pela representatividade das entidades e união dos empregados. “Para que isso continue acontecendo, é preciso ter uma Caixa forte e pública, que continue sendo valorizada pela sociedade. Os Jogos funcionam também na defesa da nossa empresa”.

Com agradecimentos a Deus e à natureza pelos dias de sol, o presidente da APCEF-PR, Vilmar Smidarle, começou sua fala, estendendo às congratulações a Takemoto, pelo patrocínio da Fenae aos Jogos, e aos demais representantes e atletas. Em tom de bom humor, o presidente disse que a organização desta edição dos Jogos foi concebida, com base na combinação de esporte e lazer. “Em Foz dá para fazer as duas coisas: gastar dinheiro, com cuidado, no Paraguai, e conhecer uma das maiores maravilhas do mundo, as Cataratas. Que façamos uma competição saudável e tenhamos mais qualidade de vida”.

Vilmar_abertura.19.jpg

Quem fez o juramento do atleta foi a paranaense Juliana Nardino, do futsal feminino. A atleta estava próxima à frente de honra, formada, além de Takemoto e Vilmar Smidarle, pelos presidentes Marco Zanardi (SC) e Marcelo Carrión (RS), representante da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Eraldo Soares Júnior, pelo diretor de Esportes da associação do Paraná, Emerson Alves Pinto, coordenador Financeiro da APCEF em Foz, Evandro Peres, o representante da Superintendência do Oeste do Paraná, Mauro Misturini, e o presidente da AABB, Cleber Viana.

Juramentoatleta_abre.19.jpg

O encerramento ficou por conta da apresentação do grupo folclórico Meu Brasil, que agitou o público. Com demonstrações de capoeira e exibição de mestre-sala, porta-bandeira e passistas, atletas e dirigentes não resistiram e entraram na dança, com sambas ao estilo Sapucaí e marchinhas carnavalescas.

As competições continuam
A
ntes da solenidade de abertura, na tarde desta quinta-feira, tiveram início várias disputas. Na natação, o Paraná conquistou 12 medalhas e se destacou em outras modalidades, como soçaite supermaster, futsal feminino, basquete, vôlei masculino e tênis de campo simples. Hoje as competições continuam com mais chances de medalhas e integração entre atletas.

Os Jogos do Sul continuam até este sábado (dia 22), quando haverá solenidade de encerramento no início da tarde. As premiações acontecem, após as provas, com medalhas para os três primeiros colocados.

 

 

Compartilhe