19/03/2019 22:35

Em Umuarama, Circuito BikeCEF integra colegas e incentiva treinos

BikeCEFgeral_bikers4.1.jpeg

O Circuito BikeCEF movimentou a Regional Umuarama e a cidade no sábado (16 de março). Cerca de 70 pessoas, entre sócios ciclistas, familiares e organizadores, participaram da etapa que abriu a temporada de 2019. Os pontos altos foram o encontro de colegas, a hospitalidade e a melhoria da qualidade de vida, proporcionados pela programação.

“O mais importante foi a integração de todos, grupo de apoio e bikers, com muita alegria e descontração. Queríamos fazer jus à Capital da Amizade. O número de participantes não foi tão grande, mas vamos estimular para que aumente nas próximas etapas”, avaliou a coordenadora da APCEF-PR em Umuarama, Elizabeth Tieme Uemura Maziero.

Parada_Beth.JPG

O percurso começou na sede regional da APCEF e foi até a cidade de Perobal. Durante o trajeto, havia pontos de parada, com direito a frutas, canudos fritos, paçoca, água e Gatorade. No último teve até churrasquinho, regado a suco e cerveja. Carros de apoio acompanhavam o grupo, sejam do pessoal dos 50 quilômetros ou dos 25 – tudo para garantir segurança e lazer aos participantes.

A etapa na cidade também reuniu a família na organização. Enquanto Ademar Roberto Machado pedalava e cuidava do trajeto, esposa e filha ficaram no apoio. “Elas estavam instruídas a levar qualquer bike que precisasse de ajuda. Foi muito legal, com boas paradas”, comentou Ademar, que já rodou três etapas do BikeCEF. Segundo ele, um mês antes de participar da etapa e de outros eventos de ciclismo, faz pequenas pedaladas em volta do condomínio, onde mora, e vai aumentando a intensidade.

Quem também se dedica à preparação para o Circuito é Aislan José Rosa, que saiu de Nova Esperança (cerca de 160 km de Umuarama) para pedalar com os colegas. Tudo começou em 2016, quando participou da etapa de Porto Rico. Aislan conta que sofreu com o percurso, no qual sentiu ao final dores na cabeça e nas costas, enquanto seus amigos estavam bem. Em uma aposta, então, assumiu o compromisso de que pedalaria 5 mil quilômetros em um ano, mas entendeu que se não parasse de fumar não conseguiria o feito. No ano passado, largou os cigarros e voltou a Porto Rico, para provar que tinha fôlego e disposição no trajeto, e participar de mais duas etapas. “O BikeCEF ajudou na minha saúde. Despertei para abandonar o vício e ter uma vida mais saudável”, concluiu o biker.

Aislan_Bike2.jpeg

Após conhecer caminhos de Umuarama, inclusive espécie de trilha, com trecho técnico, os participantes puderam repor as energias com almoço à base de costela e outros acompanhamentos na sede da APCEF-PR. Todos ganharam medalha com o símbolo da cidade, o indiozinho Xetá.

O Circuito continua
Em maio, tem mais Circuito BikeCEF. A próxima etapa será Porto Rico, no Noroeste do Paraná. Os ciclistas já podem começar a treinar e se aquecer para o desafio.

Confira as etapas do Circuito 2019
16/03 - Umuarama
25/05 - Porto Rico
17/08 - Cascavel
09/11- Ponta Grossa
BikeCEF Curitiba: 06/04, 13/07 e 19/10

 

 

 

Compartilhe