08/03/2020 13:11

Homenagens e lembranças históricas marcam aniversário de 85 anos da APCEF-PR

Brinde_abre.jpg

A noite desta sexta-feira (dia 6) foi de muita comemoração para a APCEF-PR. Em um jantar especial na sede de Curitiba, a entidade festejou 85 anos de fundação, reunindo ex-presidentes, demais associados e colaboradores. Como parte da programação, também foi celebrado o Dia da Mulher e lançado regionalmente o livro “Tijolo por Tijolo – meio século de mobilização do pessoal da Caixa”, de iniciativa da Fenae.

O evento, comandado pelo mestre de cerimônias, vice-presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, teve homenagens e resgate histórico. Um vídeo mostrou a trajetória da APCEF-PR, que completa seu 85º aniversário no dia 8 de março. Começa com a imagem de Othelo Werneck Lopes, que criou a entidade, passa pela evolução das sedes, como a construção da de Curitiba, de regionais, de Caiobá e Porto Rico, até chegar aos tempos atuais, com ampla programação de atividades, melhorias patrimoniais e avanços tecnológicos.

“Hoje temos cerca de 20 sedes distribuídas no Paraná. Mas a associação só tem esse tamanho, por causa dos colaboradores e pessoas, como os ex-presidentes, que fizeram seu trabalho voluntariamente em prol de um coletivo. Toda conquista de uma associação ou federação beneficia o quadro associativo e pessoal e a própria empresa que está ligada”, ressaltou o presidente da APCEF-PR, Vilmar Smidarle.

Vilmar_falando.jpg

No quinto ano de sua segunda gestão, o presidente destacou também a missão da entidade de defender a Caixa e seus empregados e proporcionar qualidade de vida aos associados, familiares e amigos. “Temos uma ampla grade de atividades esportivas, sociais e culturais, para que os sócios frequentem, interajam e sejam beneficiados em sua saúde profissional”.

Memórias em livro
A comemoração de aniversário ganhou um reforço histórico, com o lançamento do livro "Tijolo por Tijolo", que registra a trajetória de mobilizações de empregados da Caixa e resgata a memória de 48 anos envolvendo a Fenae e o movimento associativo. A entidade foi criada em Curitiba, durante o 6º Congresso Nacional das Associações de Pessoal, no dia 29 de maio de 1971.

Para o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira, o fato torna a exibição da publicação na APCEF-PR simbólico. “Para nós, é um privilégio lançar o livro aqui, porque a Fenae foi fundada em Curitiba e, também, entrei na Caixa no Paraná. Lançar o livro Tijolo por Tijolo demonstra não só o lado associativo, esportivo e cultural, mas principalmente a defesa da Caixa como um órgão público importante e a defesa dos trabalhadores”. Sobre o aniversário de 85 anos, Jair Pedro destacou que manter uma entidade do tamanho da associação paranaense, com sua abrangência, quantidade de associados e trabalho voluntário de seus dirigentes, é motivo de muita comemoração. Todos convidados receberam um exemplar do livro, inclusive representantes do Sindicato dos Bancários.

Lanca_livro2.jpg

A manutenção da Caixa como pública também foi tema da fala de Sérgio Takemoto, que assumirá o lugar de Jair Pedro Ferreira na próxima gestão. Ele disse que, nesse momento de dificuldades pelo qual passa o banco, será essencial reforçar a unidade das APCEFs e parceria com entidades representativas, como as AEAs.

História viva
Presente na festividade, o ex-presidente Antonio Dilson Pereira, que liderou a associação de 1979 a 1981, lembrou de alguns fatos históricos. “O foco da minha gestão foi a interiorização, porque houve certa reação contra a construção da sede de Curitiba e o interior, que ainda não tinha sede. Construímos, então, a sede em Rolândia, no Norte, e depois, compramos o terreno de Maringá, desencadeando a regionalização da APCEF-PR”. Outra lembrança de Antonio Dilson foi a fundação da Fenae, da qual diz se orgulhar muito de, junto com o então presidente da associação, Renato Câmara Kraemer, conseguir recursos com a Caixa para a realização do congresso das associações, em que foi secretário e resultou na criação da Federação.

Junto com convidados e demais ex-presidentes, Jesse Krieger, Pedro Eugenio Leite, Vilson Willemann e o atual presidente, Vilmar Smidarle, Antonio Dilson Pereira brindou com espumante os 85 anos da APCEF-PR. O ato aconteceu após o jantar, preparado com cardápio especial e direito a bolo e Parabéns.

Brinde_ex-presidentes.jpg

“A associação conta com uma estrutura fantástica em todo o Paraná, considerando-se na vanguarda de outras entidades congêneres. Além da defesa da Caixa, preza pela melhoria contínua da qualidade de vida dos associados. É importante que todos os colegas saibam desse trabalho que está sendo realizado. Com ex-presidentes e o atual, temos muito a comemorar com a perpetuação da APCEF”, comentou Krieger, que comandou a entidade em cinco gestões (1987 a 1989 e 1997 a 2009).

As mulheres também receberam uma homenagem especial, por ocasião de seu dia, comemorado no dia 8 de março. Entre elas, estava a conselheira Nádia Regina de Castro, representando empregadas da Caixa e associadas. “A mulher tem um papel muito importante na sociedade e, hoje na Caixa, estamos quase com 50% dos quadros gerenciais. Fico muito feliz também porque em 30 anos, como associada, vi a participação das mulheres crescer. Antes, elas quase não participavam de esportes, oficinas e sauna. Hoje acredito que frequentam mais que os homens. No campeonato de vôlei de areia feminino, por exemplo, temos 60 meninas”, avaliou Nádia.

Homenagemmulheres_apareceNadia..jpg

Para encerrar a festa em grande estilo e homenagear as mulheres, cover de Elvis Presley animou o público, com sucessos do rei do rock. Até a supervisora Sociocultural da APCEF-PR, Izabel Perin, que organizou o evento com sua equipe, arriscou alguns passos com o cantor.

Elvis_naomorreu.jpg

 

 

Compartilhe