04/03/2020 18:47

Mesmo para atletas, cuidados com o coração são fundamentais, diz cardiologista

Ecocardiograma_atleta.20.2.jpg

Os associados que vão disputar competições durante o ano, especialmente pela APCEF-PR, precisam estar preparados. Treinar e se concentrar são fatores importantes para um atleta, mas estar com a saúde em dia é essencial.  No check-up, não podem faltar exames cardiológicos, ainda mais que este ano os Jogos da Fenae terão duas etapas, a primeira acontecerá em julho. Para aposentados, sócios também da AEA, ainda há os Jogos da Fenacef, em maio.

Diante desse ritmo de preparo, o cardiologista Nelson Marcelino, conveniado ao Saúde Caixa, por meio da Clinicor, orienta fazer alguns exames. O primeiro é o ecocardiograma, para verificar se existe alguma anormalidade no coração. Depois, vem o de ergoespirometria, que confere se a capacidade pulmonar do atleta é compatível com o esporte que pratica.

A principal função desse check-up é verificar se há alterações no coração, que muita vezes são desconhecidas pelo atleta, segundo o médico. “Mesmo fazendo atividade física, a pessoa talvez não saiba que tem uma doença cardíaca. Exemplo disso é a isquemia silenciosa, que entope as artérias coronárias e pode causar morte súbita. Outras situações, como pressão alta e insuficiências congênitas, também devem ser observadas, pois podem impedir a participação em eventos de nível competitivo ou de grande intensidade.”

Principais cuidados
O cuidado com o coração não tem idade, pois doenças cardíacas podem atingir da criança ao idoso. No entanto, algumas pessoas precisam visitar o médico com mais frequência e seguir sua orientação à risca. Atletas profissionais e amadores, especialmente os mais maduros, fazem parte desse grupo.

“Fazer consulta e exames é importante, mas não se pode esquecer de medir a pressão e tomar remédios prescritos pelo médico regularmente, o que é comum após os 50 anos”, afirma o cardiologista. No caso de ser hipertenso, diabético, fumante, com colesterol alto ou histórico de doenças cardíacas na família, Nelson Marcelino ressalta que a prevenção inicia aos 40 anos. Outra recomendação é atenção à dieta balanceada, com frutas, verduras e outros alimentos em quantidade suficiente para repor o que se gasta na atividade.

Para quem começou a se exercitar, o cuidado com a saúde também é fundamental. Segundo o cardiologista, a dica é priorizar o desenvolvimento da capacidade física de forma progressiva, ou seja, passo a passo. “Existem profissionais que ajudam nesse processo, mas também é possível começar com uma caminhada, depois corrida leve e aos poucos ir aumentando o ritmo”.

Agende seus exames
Para os associados da APCEF-PR que vão participar de competições, a Clinicor (Rua 7 de abril, 830 - Alto da XV) poderá disponibilizar horários para que eles possam fazer os exames e a consulta cardiológica de liberação em uma única etapa, proporcionando-lhes mais conforto e facilidade. Agende seu horário ou de sua equipe pelo telefone: 3264-6311.

 

 

Compartilhe