08/10/2020 01:56

Na campanha de arrecadação de brinquedos e livros, doadoras mirins dão lição de solidariedade

Meninas_campanharinca.20.2.jpg

Encerrada no sábado (dia 3), a campanha de doação de brinquedos e livros movimentou pais e filhos na separação e entrega de itens para crianças menos favorecidas. Entre eles, duas pequenas doadoras se destacaram, mostrarando que o exercício da solidariedade se aprende desde muito cedo.

Na noite anterior de levar sua doação à APCEF-PR, na sexta-feira, Mariana de Melo Brandão, de 5 anos, lembrou sua mãe, Ana Paula, que precisavam selecionar os brinquedos para a campanha. Ela estava ansiosa em doar bichinhos e outras diversões que não usa mais. “Tenho muitos brinquedos e fico feliz em dar a outras crianças que não têm”, afirma a pequena.

Ana Paula, que é manicure no espaço da mulher da sede social, conta que esse desprendimento da filha veio de ensinamentos de casa. “Temos esse costume de doar ou compartilhar alguns pertences e explicamos esse princípio a Mariana. Assim, quando ela ganha uma roupa ou sapato novo, já separa os que não servem mais para a prima ou para outra criança”, ressalta.

Empatia também se aprende
O desapego a objetos pessoais também é uma característica de Vitória Lebelein de Souza, de 11 anos. A sócia mirim separou livros, cubos mágicos, lápis de cor e outros itens e embrulhou a maioria dos presentes. “Tinha alguns brinquedos que não usava mais, então, decidi doar a outras crianças que aproveitariam mais do que eu, e isso deixaria elas felizes”, observa Vitória.

Quem está com sorriso largo com a atitude da filha é o pai Juarez de Souza. “É um gesto incrível, que me deixa muito orgulhoso. Querer o bem do outro, mostra que temos dado uma boa educação a ela”, avalia o associado. Segundo ele, além do incentivo dos pais, a motivação para as doações provém da escola e do grupo escoteiro Takashi Maruo.

A campanha começou em 5 de setembro, em parceria com o grupo escoteiro, que atua desde a fase de triagem até o encaminhamento das doações. Os brinquedos serão levados ao Lar Moisés, onde moram pequenos em situação de risco. Já os livros infantis vão para a ONG Coração Acolhedor, que desenvolve ações com famílias carentes.

A entrega está programada para o próximo sábado (dia 10), antecipando a comemoração do Dia das Crianças.

Compartilhe