27/08/2021 22:35

Na celebração do Dia do Bancário, destaque para o papel essencial e de mobilização dos empregados da Caixa

DiaBancario_agenciaSil.21.3.jpg

Seja no guichê, atrás de uma mesa de agência ou até em uma embarcação, empregados da Caixa têm papel fundamental no atendimento à população brasileira ao longo da história do país. Neste período de pandemia, mostraram-se essenciais na redução do impacto da crise, mesmo diante de riscos. Por esse e outros motivos que, no Dia Bancário, comemorado neste sábado (28 de agosto), eles merecem homenagem especial.

“Os bancários economiários, além de trabalhar para que a Caixa atinja os resultados superavitários, têm a missão de bem atender o povo brasileiro e, nem mesmo uma pandemia, fez com que parassem. Eles estão contribuindo de forma eficiente para auxiliar a população neste período de dificuldades, atuando conforme o caráter social do banco”, destaca o presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger.

Assim como no quesito atendimento, os empregados da Caixa são inspiração quando o assunto é defesa dos direitos da categoria bancária. Há 50 anos foi uma grande mobilização dos trabalhadores de instituições financeiras, que marcou o movimento por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. A paralisação, realizada em 28 de agosto de 1951, originou o Dia do Bancário.

Para os empregados da Caixa, a data só passou a ser comemorado a partir de 1985, também devido aos reflexos de greve histórica. Em 30 de outubro daquele ano, os trabalhadores do banco, até então conhecidos como economiários, fecharam 100% das agências e unidades em todo o país, para exigir jornada de trabalho de seis horas e reconhecimento à condição de bancários, o que implicava em direito à sindicalização. Ao final, as duas conquistas foram obtidas.

O movimento pela manutenção dos direitos continua. Agora, a luta é pela derrubada da Resolução CGPAR 23 que ameaça a viabilidade do Saúde Caixa, com a aprovação do PDL 342/21 no Senado Federal. Também está em discussão medidas judiciais contra o novo estatuto da Funcef e, como permanece em pauta, a defesa da Caixa como banco público.

Compartilhe