07/10/2021 01:27

Na comemoração do Dia das Crianças, a arte ganha o palco e os aplausos

Programacao_DiaCriancas.21.11.jpg

A programação do Dia das Crianças da APCEF-PR, realizada no final de semana (dias 2 e 3), foi marcada por diversas manifestações artísticas. Começou com o Concurso de Desenho Infantil, que teve a exposição de trabalhos dos sócios mirins e premiação. A Orquestra de Metais e o balé da associação abriram, de forma encantadora, o espetáculo Gran Circo Stopim, que arrancou risos e aplausos da garotada ao vovô.

“Estou muito feliz em ver a arte fazendo parte das atividades da associação, iniciando já desde a infância. Ainda precisamos tomar os cuidados necessários contra a Covid-19, mas esses eventos já são o início de voltarmos a nos reunir”, ressaltou Márcio Deflon, que, junto com Milena Dias Bonchinia Souza, integra a Coordenação Sociocultural da entidade.

Durante a programação, os olhos do público estavam todos voltados ao palco. A Orquestra de Metais surpreendeu pela harmonia sonora, mesmo após um período de ensaios on-line ou híbridos. O balé mostrou que não só as crianças, mas os jovens também podem praticá-lo, com leveza e encanto.

Programacao_DiaCriancas.21.8.jpg

Quando os artistas da Cia. dos Palhaços subiram ao palco, elevaram o clima de animação ao nível máximo. Com a apresentação da peça Gran Circo Stopim, os palhaços Sarrafo, Tinoca e Wilson fizeram uma interpretação divertida e original de acrobatas, malabaristas, bailarinas, mágicos, homem-bala e até poodles amestrados – uma bela homenagem aos antigos circos.

Com a palavra, o público!
Para Alessandra Eleutério Pereira, que estava acompanhando a filha, Maria Eduarda, de 7 anos, uma das bailarinas mirins da APCEF-PR, a oportunidade de assistir à programação e voltar ao convívio social, em segurança, foi muito importante neste momento. “Precisamos conviver novamente com as pessoas e se divertir, com eventos como este espetáculo”, reforçou.

Programacao_DiaCriancas.21.9.jpg

A sócia-família Priscilla Nienov, que trouxe os filhos Helena e Maximus, de 2 anos, junto com a mãe, a aposentada Iara Nienov, disse que ficou muito feliz em poder sair de casa e assistir a um espetáculo em família. “O Max ficou mais empolgado que ela, mas gostamos muito e a companhia foi bem escolhida”. Tiago Pontarolli, de 12 anos, chegou até fazer uma votação de qual parte gostou mais – entre poodles e malabaristas, o placar estava em 3 a 2.

Mas não foram só as crianças que o Gran Circo agradou – teve muito adulto dando boas risadas na plateia. “Curtimos muito a peça e, embora não fosse muito fã de palhaços, os artistas nos divertiram. Com o concurso de desenho e apresentação de balé e da orquestra, achamos a programação completa”, comentou Talita Soares de Andrade, esposa de Tiago, que atua na Cehan da Caixa.

Expressão em traços, formas e cores!

Mãe de Helena, de 6 anos, Talita também estava rindo à toa, por sua filha ter vencido o Concurso de Desenho Infantil, categoria Jardim. O título do trabalho da jovem artista foi “Tchau, Covid”. Segundo a sócia, a competição foi um incentivo para a Helena e outras crianças para se expressar por meio do desenho e contribuiu para sua autoestima.

Programacao_DiaCriancas.21.10.jpeg

Com “Encontros e Sorrisos”, Bernardo Ferreira Rossi, também exibiu seu desejo desse momento de restrições acabar e chegou ao topo do pódio da categoria 7 a 9 anos. “Quando soube do concurso, ele logo topou e já disse o tema: ‘Eu só quero ver os meus amigos e brincar sem máscara’”, contou Priscila Rossi, mãe de Bernardo. Para ela, o concurso deu aquela injeção de ânimo para que o filho continue desenhando cada vez melhor.

Quem também se sentiu motivado a participar da competição foi Ygor Abrunhoza Stremel, primeiro colocado do grupo Junior (10 a 12 anos). Assim como os campeões de outras categorias, ele expressou seu sonho para 2022 já no título de sua obra, “Caminhando para um futuro sem pandemia”. “O Ygor sempre adorou desenhar e expressou no seu trabalho o que realmente deseja”, destacou Fernanda Abrunhosa Mendes, mãe do vencedor dos juniores, acrescentando que o filho também toca na orquestra.

Os três primeiros de cada categoria receberam um vale-compras da loja RiHappy, com valores de acordo com sua classificação. A entrega aconteceu no domingo (dia 3), durante a programação do Dia das Crianças.

Confira o álbum completo de fotos

Compartilhe