28/01/2019 18:18

No almoço dos aposentados, sócios contam como se realizaram nessa fase

Geral_aposentados.jpg

A aposentadoria não é a hora de trocar os sapatos pelos chinelos, mas o momento de realizar desejos antigos e descobrir novos caminhos. Pelo menos para associados que participaram do almoço em comemoração ao Dia do Aposentado, no sábado (26 de janeiro). O evento reuniu cerca de 300 pessoas, que lotaram o restaurante da sede de Curitiba.

Aposentado há cinco anos, Eduardo Ernesto Zwetsch aproveitou a nova fase para colocar em prática o sonho de conhecer vários lugares do mundo. Com sua esposa, Eliane, que também se aposentou, ele visitou países do Leste Europeu, Turquia, Rússia, entre outros. Aliado às viagens, o casal descobriu no voluntariado, realizado na igreja onde congregam, uma ótima atividade para se realizar e ajudar ao próximo.

“É um privilégio aproveitar a aposentadoria para relaxar e procurar outras oportunidades. Não é um momento de tédio, mas de liberdade de fugir do horário marcado”, define o associado. “Como não é obrigação, torna-se prazer”, completa Eliane, lembrando que as filhas cresceram na APCEF-PR e ela e o marido mantêm um carinho especial pela entidade (Na foto, o casal com a sócia Márcia Krambeck).

Casal_aposentados.jpg

Além de não ter compromisso com o relógio e em cumprir metas, aposentar-se pode significar a descoberta de nova habilidade. É o caso de Aglaé Sant’Ana Pires, que tinha dificuldades para se adaptar à vida pós-Caixa há três anos e, depois de terapia com coach, encontrou sua nova paixão: a estética. Pelo programa de incentivo à aposentadoria do banco, a sócia realizou testes de aptidão e, poucos meses depois, se matriculou em um curso técnico na área. Hoje ela atua no salão de uma amiga. “Trabalho só com agenda e adoro o que faço. Também gostava de ser bancária, mas é importante não viver só do passado e buscar novos caminhos”, aconselha Aglaé.

Mais saúde e qualidade de vida
E por que não praticar um esporte e prezar pela saúde após se aposentar? Shizuko Mise disse “sim” ao seu antigo anseio e começou a nadar, depois que se desligou da Caixa 20 anos atrás. As suas braçadas, porém, foram mais longe. Ela passou a disputar provas de natação nos Jogos da Fenacef, onde ainda compete como corredora e soma várias medalhas. Shizuko informa que quer mais: “Agora quero aprender a andar de bicicleta”.

Quem também integra a equipe de nadadores de aposentados da Caixa do Paraná (AEA-PR) é Eunice Ribeiro, colega de Aglaé Pires (Na foto, as duas juntas, de azul e preto, respectivamente). A sócia já nadava antes, mas sua participação como competidora só aconteceu tempos depois de estar aposentada. “Agora pratico ainda mais para realizar as provas e manter a saúde. O que importa é a qualidade de vida”, ressalta Eunice, que se aposentou há 23 anos e em seguida fez curso de corretora, área que atuou durantealguns anos. Além do esporte e trabalho na Caixa, a aposentada diz ser realizada em participar de encontros da AEA e da APCEF, como o almoço, e ter tempo para conversar com colegas.

Eunice_Aglae_aposentadas.jpg

Retorno à APCEF-PR
Na mesa com Eduardo e Eliane Zwetsch, estava Mariza Costa Gabarron acompanhada de sua mãe, Larice Costa, 86 anos, em cadeira de rodas (na foto de vestido petit poá, em pé, com a mãe ao lado). Assim como os colegas, ela conhece a associação antes da época da inauguração da sede social, mas se aposentou há 14 anos e, desde então, deixou de ser associada. A instalação do elevador para acessibilidade no restaurante e outras melhorias levaram Mariza a pensar no seu retorno ao quadro associativo. “O elevador foi decisivo para minha participação no almoço. Também gosto desse ambiente e de rever amigos”, contou a aposentada.

Marizamae_cia.19.jpg

O encontro de colegas, aliás, é uma marca do evento. Muitos participantes aproveitaram para colocar a conversa em dia e saborear o buffet, com costela fogo de chão, outras carnes e acompanhamentos. Entre eles, estavam presentes o presidente da APCEF-PR, Vilmar Smidarle, o presidente da AEA, Valfrido Antônio de Oliveira, diretores e gestores da Caixa. A programação também incluiu massagens rápidas e animação com a banda Neo Vinil.

Vilmar_grupoanimado.19.jpg

Clique aqui e veja o ábum completo de fotos.

 

Compartilhe