24/10/2019 20:51

No Campeonato de Pesca de Porto Rico, APCEF-PR teve aumento da participação de associados

Campeoes_organizadores.jpeg

Em sua décima edição, o Campeonato de Pesca de Porto Rico movimentou a cidade - e com grande intensidade. O principal motivo foi o número expressivo de participantes, chegando a cerca de 500 inscritos, dos quais mais de 300 navegaram pelo Rio Paraná e pescaram. A APCEF-PR, que participou pela segunda vez do evento como categoria, também colaborou para esse agito.

Nessa categoria, as três equipes que fisgaram mais peixes receberam medalhas e brindes, entregues na sede de Porto Rico na noite da competição, realizada em 19 de outubro. Os campeões foram Hélio Fumiaki Mori e Valdir Augusto da Silva. O segundo lugar ficou com Ricardo Stolze e Henrique Shoiti e a terceira colocação, com Ivan Tonin, Francisco Herrero e Luiz Eudes (foto abaixo).

Dupla_terceirocaolocada.19.jpeg

Ao todo, este ano a associação marcou presença com cinco equipes formadas por 12 pescadores. Entre eles estava uma representante da ala feminina, Marlene Camillo dos Santos, esposa do coordenador regional de Bandeirantes, Laudemir Antonio dos Santos (Kelé), com quem ela embarcou no evento.  A maioria veio acompanhada da família e se hospedou na sede de Porto Rico da APCEF-PR.

Para Hélio Mori, vencedor do pelotão da entidade, valeu a experiência de participar pela primeira vez do campeonato, onde junto com Valdir, vigilante da agência de Apucarana na qual trabalha, e o piloteiro Fernando, pescou dois piaus com dois quilos. Apesar de não ter fisgado tantos peixes, o evento o fez relembrar sua trajetória como pescador e voltar a colocar o anzol na água.

Dupla_campea.19.jpeg

“Pesco desde a pré-adolescente com meu pai e meu avô (agora falecido), mas ultimamente estou com pouco tempo para pescar. Até 2017 morava em Curitiba e ia muito na Bemfaz (sede pesqueira parceira da APCEF), em Campina Grande do Sul. É do Rio Capivari a grande pescaria que lembro. Fomos em sete pessoas e, em pouco mais de uma dia, pegamos 65 quilos de peixes, entre piaus, tambiús e lambaris”, conta Hélio, que mora em Cambira.

Ricardo Stolze, da segunda equipe colocada, disse que, embora não tenham pescado grandes peixes como desejavam (foram 5 piaus), ele e seu parceiro pretendem participar no próximo ano. “O campeonato foi interessante e a sede da APCEF é bem estruturada, limpa e com funcionários atenciosos. Minha esposa adorou e já estamos programando para voltar”, observa.

Dupla_segundocaolocada.19.jpeg

Balanço positivo
A sede de Porto Rico foi um atrativo especialmente para quem não participou da pesca, como mulheres e crianças. “Várias esposas ficaram na sede curtindo a piscina com os filhos e aquelas que ainda não conheciam o local ficaram maravilhadas. Os participantes elogiaram muito a recepção, os cafés da manhã no final de semana e a moqueca de pintado, servida na noite de sábado, com a realização na sequência das premiações dos participantes”, comentou o diretor do Interior, Everaldo Donizete da Silva.

Outro destaque foi o aumento da participação de associados no evento, segundo a organização da parte da APCEF-PR, formada por Everaldo e David Vasconcellos, diretor das sedes litorânea e pesqueira. “Tivemos um aumento de 42% nas inscrições em relação ao ano passado, inclusive com a presença de uma pescadora. Mais da metade dos sócios e seus familiares não conheciam a sede de Porto Rico e disseram que querem voltar”, avaliou David, lembrando que a parceria com a organização do evento proporcionou vários benefícios, como taxa de inscrição bem abaixo do valor normal.  

Premiacao_geral2.jpeg

Para incentivar a participação no próximo campeonato e outras atividades afins, o diretor ressalta que existe a intenção de formar um grupo no whatsapp com associados que gostam de pescar. A ideia é informar o que acontece em termos de pescaria e divulgar eventos dessa atividade.

Quem sabe para 2020 os sócios se preparem ainda mais para a competição, que este ano teve como atração a um Jaú pescado, com mais de 50 quilos, e o sorteio de premiações, como lancha, carreta e motor 15 HP para barco. O evento também teve a presença de representantes da Prefeitura de Porto Rico. "Para o próximo ano, nossa expectativa é termos de oito a dez equipes na competição, com 20 a 25 associados e ocupação total da sede de APCEF", conclui Davi Vasconcellos.

 

Compartilhe