27/05/2019 00:19

Noite cultural na APCEF exibe talentos e “aquece” público

PecaEntreTangos_abresite.19.jpg

A sede social, em Curitiba, se transformou em um espaço de exibição de expressões artísticas, em diversas modalidades neste sábado (25 de maio). No palco do Container Cultural, apresentações de associados na categoria Música e encenação do espetáculo “Entre Tangos e Fandangos” animaram várias famílias, que prestigiaram a programação apesar do frio daquela noite.

Próximo ao Container, a exposição de trabalhos de sócios artistas abriu o clima cultural. Para completar as atrações, os food trucks de hambúrguer artesanal e churros e a barraca de chope mostraram a “arte” da gastronomia, no preparo de comidas e entrega de bebidas para os participantes. Ao final da peça, ainda se podia ouvir a chamada de pedidos dos últimos sanduíches.

Sociashambrguer_site.19.jpeg

Débora Pereira assistiu as atrações com a filha Liara de Souza, de 10 meses, o marido Eduardo de Souza e o filho Bernardo, de 7 anos. Segundo ela, o teatro foi o que mais chamou a atenção da família. “A peça é para qualquer idade e os atores interagiram com a plateia. Até a Liara se distraiu com as luzes e o som. Para nós, é mais cômodo participar dessas atividades na APCEF. Eu e meu filho assistimos ‘A Galinha Pim Pim’ no domingo passado”, comentou a associada.

Familia_site.19.jpeg

O presidente da APCEF-PR, Vilmar Smidarle, destacou que, no sábado, desde cedo estavam ocorrendo diversas atividades na associação, de Curitiba a Porto Rico. “Tivemos caminhada, Circuito BikeCEF, atividades esportivas e à noite presenciamos apresentações da Mostra de Talentos, encerrando com a peça”, enumerou o presidente, que agradeceu aos organizadores do evento e ao público. Para Vilmar, um dia como esse fortalece a missão da entidade.

A diretora Sociocultural, Silvana Pabis, considerou a programação fantástica. “Foi uma noite fria que teve o calor da apresentação dos nossos talentos e da comédia no teatro. São momentos de descontração imprescindíveis para a qualidade de vida dos sócios, que é o objetivo da atual diretoria da APCEF”, avaliou a diretora.

Vilmar_Silvana_site.19.jpg

Show de Talentos
Na exposição, foram exibidas fotos, desenhos, pinturas e poesias de sócios de Curitiba que se inscreveram na Mostra de Talentos APCEF-PR. Essas categorias artísticas, que inclui a de Música também, são baseadas nos temas do Talentos Fenae/APCEF, cujo prazo de inscrição de obras vai até o dia 30.

Exposicao_site.19.jpg

No palco do Container, o coral da APCEF/AEA, com a participação de crianças do Espaço Kids, abriu as apresentações musicais. Na sequência, a primeira a subir ao palco foi Amanda Caroline Lomonaco, de 11 anos, que interpretou Sentimos são, de A Bela e a Fera, e Não é proibido, de Marília Mendonça. Depois, veio Nícolas Carvalho, que cantou sua curiosa composição A Valsa dos Sapatinhos Vermelhos. Márcio Deflon, conhecido por suas exibições no Talentos Fenae/Apcef, agitou o público com sucessos de Lulu Santos, como Toda forma de amor, Assim Caminha a Humanidade e Casa. Ao final, Ketlyn Camile Cardoso Fortunato estreou no palco da associação, cantando música autoral, Eu vejo a vida como nunca antes.

Para Deflon, participar da Mostra de Talentos foi mais uma oportunidade oferecida pela APCEF de subir ao palco e cantar. “E cantar é o que eu mais gosto de fazer!”, ressaltou o músico, que integra os “Lulunáticos”, banda cover de Lulu Santos. Esposa do sócio Maykon Fortunato, Ketlyn disse que gostou muito de participar do evento, onde pôde mostrar sua composição inspirada na vida de seu pai. "Ele teve câncer e acompanhamos a sua luta contra a doença. Isso fez com que nós dois buscássemos aproveitar mais tempo com a família e valorizasse pequenas coisas". Ao final, casal do curso de dança de salão da APCEF-PR mostrou ginga e sintonia em sua apresentação.

MarcioDeflon_site.19.jpg

Comédia "latino-americana"
A peça Entre Tangos e Fandangos, de autoria de Joanita Ramos, encerrou a noite com misto de humor e reflexão sobre a arte e a vida. No Container Cultural, Richard Rebelo e Adriana Samaan interpretaram o brasileiro Valdecir e a estrangeira com sotaque espanhol, Dolores, que, após perderem o navio para a Argentina, vivem uma divertida aventura e, por vezes dramática, ao atravessar a fronteira do país vizinho a pé.

Um dos pontos altos da peça foi o número artístico que a dupla cria para sobreviver. Inspirado no clássico “Romeu e Julieta”, Valdecir e Dolores interpretam os personagens de um jeito bem latino. Entre uma fala e outra, o brasileiro descobre que é latino-americano e brinca com a questão de ser “americano”, levando o público às gargalhadas. Os tons dramáticos e de comédia são ditados também pela voz dos músicos Beto Collaço e Daniel Farah.

RomeuJulieta_site.19.jpg

Segundo Adriana Samaan, o termômetro de aceitação da peça foi a reação das crianças. “Elas se conectaram com a história, queriam que abrisse a mala para saber o que tinha dentro e interagiram com os personagens”, avaliou a artista. Para ela, o público da associação foi muito receptivo e, em uma noite fria, as risadas foram uma forma de acolhida.

A próxima parada do Container Cultural é a Regional Maringá da APCEF. Nos dias 28 e 29 de maio, serão apresentadas a Mostra de Talentos, com sócios artistas da região, e a peça teatral. Em Londrina, o “palco móvel” desembarca nos dias 30 e 31.

Conheça os sócios participantes da Mostra de Talentos

Interpretação musical (voz)
Amanda Caroline Lomaco  - Sentimentos são (A bela e a fera) e Não é Proibido   
Márcio Aroldo Liparotti Deflon - Assim caminha a Humanidade, Toda Formar de Amor e Casa   

Composição musical (voz)

 

Ketlyn Camile Cardoso Fortunato - Eu vejo a vida como nunca antes
Nicolas Wolanink do Amaral Carvalho - A valsa dos sapatinhos vermelhos    

Desenho adulto
Lilian Deise de Andrade Guinski - Sabedoria e Vestido de Chita
Mariane Proença - Spawn (desenho em lápis de cor)    
Paulo Amaral - Dr. Stranger (desenho lápis de cor) 

Desenho Infantil
Adriana Leite - Tartaruga Ninja e Capitão Cueca        
Thomas Quege - Meine Mama e Rural Willys 4x4        

Poesia
Lilian Deise de Andrade Guinski - Poesia: E amanhã? e Pingos da Minha Chuva            

Pintura
Carmem Lúcia Bassani Moresco - Mosaico Panda e Mosaico Tigre    
Mariane Proença - Batman    
Paulo Amaral - Homem Aranha     

Foto

Edson Antônio Gimenes - Natureza vista de Cima e Cachoeira Encantada    
Ana Carolina Kaminski Gimenes - Espelho Mágico e Águas Cristalinas    
Ana Maria Kaminski Gimenes - Furnas e Astro Rei     
Margareth Mie Isizaki - Prazer em fotografar e Curtindo o por do sol
Célia Deina Scholz  - Window e Fireworks    
Lilian Deise de Andrade Guinski - Inspira e Olhar
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe