23/10/2021 00:26

Oficina do projeto Educação e Cidadania inspira adolescentes a se desenvolver e a empreender

OficinaOssa_abre2.1.21.jpg

Há dois anos, Renan Soares, de 16, ainda não sabia ler e nem escrever. Hoje o adolescente garante que foi alfabetizado e aprendeu a pensar, graças ao reforço escolar promovido pela Ordem Social Santo Aníbal (Ossa). Com o incentivo desse avanço, Renan decidiu participar da oficina de artesanato na instituição. “A atividade vai possibilitar que me desenvolva e a colaborar em casa. Quando a gente ajuda os outros, também é ajudado”, destaca.

A oficina é uma iniciativa da ONG Moradia e Cidadania do Paraná, como parte do projeto “Educação e Cidadania: superando limites e conquistando sonhos”, desenvolvido em parceria com a APCEF-PR, por meio de edital da Fenae e da ONG. A Ossa, que atende 180 crianças e jovens em situação de risco, no bairro Uberaba, é a instituição escolhida para ser beneficiada.

OficinaOssa_Renan.21.jpg

Na aula de artesanato, adolescentes aprenderam a fazer colares, com fios e pedras. Segundo a oficineira Ângela Cristina da Costa, que ministrou a atividade, é fundamental fugir de produtos apenas industrializados, já que a motivação é diferente quando se produz uma peça. “É tão bom quando fazemos um enfeite, com carinho e elementos tirados da natureza. Hoje vivemos em um mundo tão corrido e quis resgatar esse ‘fazer’ com eles”.

Trocas e partilhas
Keithy Sophi da Silva, de 12 anos, sentiu essa satisfação em preparar o colar. “Gostei muito de participar da oficina. Quero continuar aprendendo e produzir mais objetos de artesanato”, comentou a participante. A jovem aprendiz acrescentou que quer ensinar a sua mãe de como montou o colar.

A troca de conhecimento, tanto para as crianças quanto para suas famílias, é bastante proveitosa, avalia a arte-educadora da Ordem Social, Driely Etienne Moreira dos Santos. “É muito importante essa partilha de informação, ainda mais agora na retomada das atividades presenciais. Um diz, não consigo; o outro vem, e ajuda”.

OficinaOssa_conteudo.21.jpg

A oficina de colares foi a primeira de outras que ocorrerão até julho de 2022, contemplando especialmente o uso de materiais recicláveis. Por meio delas, a intenção é promover o contato de adolescentes e suas mães com a economia solidária. De acordo com a coordenadora da Moradia e Cidadania no Paraná, Maria de Fátima Costamilan, a ONG quer proporcionar uma alternativa de sustentabilidade às famílias da instituição, que são em sua maioria catadores.

Além da questão da economia solidária, o projeto Educação e Cidadania tem como foco oferecer atividades que prezam pelo desenvolvimento socioeducacional dos alunos. É o caso das aulas para compor a Orquestra de Metais e da escolinha de futebol soçaite, sob a responsabilidade da APCEF-PR, que começarão em breve. O atendimento com psicopedagoga completa os benefícios da iniciativa e tem sido muito procurado pelos alunos, para ajudar na correção do déficit educacional, causado especialmente pela pandemia.

OficinaOssa_contegeral.21.jpg

Compartilhe