04/05/2020 21:31

Oito livros que podem fazer você “viajar” sem sair de casa

Lendolivro_DicasOrlando.20.6.1.jpg

A pandemia de coronavírus fez os brasileiros mudarem de rotina, mas também resgatou bons hábitos, como a leitura. Alguns até empoeirados na estante, os livros ganharam um novo olhar neste momento de isolamento social e passaram a ser opção para oxigenar a mente.

Sejam romances ou não-ficção, obras literárias têm o poder de aliviar tensões, melhorar a comunicação e “transportar” o leitor a épocas e lugares interessantes. “O conhecimento deve se tornar palpável para combater os males que afligem a humanidade, e ele está nos livros (digitais ou de papel)”, ensina o professor de Literatura e Português, Orlando Stolf.

Com mais de 40 anos de magistério, boa parte em conciliação com o trabalho na Caixa, Stolf observa que aquele que lê, viaja sem sair de casa. O passaporte para essa aventura mental permite conhecer culturas e personalidades diferentes, com direito à interação. “Quem lê, entra na vida dos personagens e se posiciona a favor ou contra as atitudes tomadas”, reforça o professor.

Em um tempo de celeridade de informações, a leitura é uma boa forma de aprender a argumentar sobre diversos assuntos, inclusive o profissional. “Saber argumentar numa negociação com superior hierárquico ou com subalterno é de fundamental importância”, afirma Stolf. A escrita também se aperfeiçoa quando se mergulha no mundo literário – erros ortográficos desparecem e textos tornam-se mais objetivos, segundo o profissional das Letras.

Para incentivar seus alunos a adotar o livro como parte de sua rotina de estudos, Stolf mantém há cerca de 25 anos um projeto no Modelo Colégio e Faculdade. Em síntese, funciona assim: entre 150 livros previamente apresentados, o estudante deve ler 15 ao longo do ano. A cada 15 dias, um livro é lido e analisado, sempre de forma diferente.

Com os livros como seus aliados, o professor trava uma luta em favor do conhecimento, da reflexão e da melhoria das relações sociais. “Ler é bom e divertido, bem mais que a interação nas redes sociais. Há um ingrediente que não deve ser esquecido - o leitor deve se tornar mais e mais humano”, conclui.

Conheça oito livros indicado por Orlando Stolf:*

1 - Uma breve História da Riqueza de William J. Bernstein - (Por que certos países enriquecem e têm acesso ao bem-estar e outros não?)
2 - Por quem os Sinos Dobram?, de Ernest Hemingway  (sobre a Guerra Civil Espanhola)
3 - Médico de Homens e Almas, de Taylor Caldwell (é a história de Lucano - São Lucas)
4 - Anel de noivado, de Danielle Steel (uma história de amor ambientada durante a Segunda Guerra Mundial
5 - Dom Casmurro, de Machado de Assis (Descubra se Capitu traiu Bentinho - um eterno enigma)
6 - Salvando a Itália, de Robert Edsel (um grupo de 30 pessoas que lutaram para salvar a arte italiana dos nazistas)
7 - A dança da morte, de Stephen King (bem adequado para os tempos que correm, no sentido do drama universal que vivemos devido ao vírus)
8 – Escravidão, de Laurentino Gomes (formação da sociedade brasileira , a partir do tráfico negreiro e suas consequências).

*Boa parte desses títulos também pode ser encontrada na versão e-book.

Compartilhe