22/03/2022 13:46

Paisagens incríveis encantam participantes da caminhada em Ponta Grossa

CaminhadaPG_abertura2.jpg

Às 6h de sábado (dia 19) começou a concentração do grupo ApéCEF com destino à Ponta Grossa. Os participantes estavam animados, mas a chuva durante o caminho pode ter levado a pensarem na entrada de um balde de água fria na programação. Ao chegar no Parque Cachoeira Rio São Jorge, os pingos cessaram e a caminhada ocorreu com sol em meio a cenários naturais que pareciam pinturas, como formações rochosas e quedas d’água.

Na primeira edição da temporada, o evento reuniu 82 pessoas e se tornou um tempo ideal para fortalecer a saúde física e mental. Alcione Aparecida Guarda, que trabalha na agência Portão da Caixa, destaca que adora esse contato com a natureza para aliviar o estresse. “Gostei bastante de conhecer esse lugar, que é incrivelmente lindo. O tempo colaborou também e tivemos um dia muito gostoso”, avalia a associada, que estava acompanhada do marido.

Largada_caminha22.jpg

Com trechos íngremes, em meio à terra e pedras molhadas, o percurso de 7 quilômetros teve grau de dificuldade moderado, mas as belíssimas paisagens compensaram o esforço, como afirma o aposentado Darci Agostini. “É um trajeto deslumbrante com areia, terra, pedra, muitas subidas e descidas. A formação arenítica do solo chamou muito minha atenção. O visual dos campos gerais, com a bela paisagem cortada por um rio, compensou o percurso difícil”, afirma Agostini, que definiu a caminhada como relaxamento mental.

Para Ana Rita Nalivaiko (Na foto abaixo, de camisa escura), que participou pela primeira vez do grupo ApéCEF, o evento foi perfeito, ainda mais para ela que começou a caminhar em fevereiro e driblar o sedentarismo. “Estou com o colesterol alto e se exercitar foi a forma que encontrei para fortalecer a saúde”, conta a sócia, que trabalha na agência Rua das Flores. Segundo ela, os pontos altos da caminhada foram, além do bem-estar, segurança, organização, natureza e cardápio.

Meninas_pesaguar.22.jpg

Como citado por Ana Rita, o almoço foi um capítulo à parte. Comidas caseiras, como feijão bem temperado, polenta, mandioca frita e carne assada, fizeram os participantes recuperar a energia e ainda se preparar para a visita às quedas d’ água, especialmente a Cachoeira do Rio São Jorge.

Após a refeição, os participantes apreciaram esses espetáculos da natureza, guiados pela equipe da recreação da APCEF-PR, comandada por Bárbara Casanova. No caminho, não faltaram momentos para tirar belas fotos e pelo menos molhar os pés nas águas, como um ritual terapêutico. O ápice do evento foi chegar à grande cachoeira, com queda de 30 m de altura. Mesmo com descida e subida em espaço estreito com cordas, os integrantes do grupo ApéCEF só queriam chegar até lá e sentir as gotas de água. Tudo sob a observação atenta da equipe responsável pelo evento.

Cachoeira_socios.jpg

Quem quer participar da próxima caminhada, deve ficar atento às mídias de divulgação da APCEF-PR. O mês de realização previsto é maio, mas ainda não tem local definido.

Confira o álbum completo de fotos

Compartilhe