18/03/2019 17:53

Presidente da Caixa visita a APCEF e fala sobre medidas do início de sua gestão

PresidenteCaixa_visitaAPCEF_mar19.jpeg

Em visita a Curitiba, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, esteve na sede da APCEF-PR no sábado (16 de março). Guimarães participou de uma confraternização de diretores e conselheiros da entidade e gestores do banco, após alguns dias na cidade ouvindo os empregados e falando sobre as novas diretrizes da instituição. Pelo projeto Caixa Mais Brasil, o presidente também esteve com o governador do Paraná, Rafael Greca, prefeitos e parlamentares para discutir uma agenda de negócios com projetos de interesse para a Caixa e para os paranaenses.

Acompanhado de vice-presidentes e assessores, ele assistiu ao vídeo institucional da APCEF e conheceu um pouco sobre a principal missão da entidade, que é a melhoria da qualidade de vida dos associados, em especial empregados da Caixa. “Aqui somos apartidários e, na composição da diretoria, há pessoas de diversas posições políticas. Nosso interesse é o fortalecimento da Caixa e a defesa dos direitos dos empregados”, destacou o presidente da associação, Vilmar Smidarle. Segundo ele, o evento foi institucional e teve como objetivo apresentar a APCEF ao presidente e vices presentes, mantendo o excelente nível de relacionamento com o banco.

No encontro, Pedro Guimarães reafirmou o compromisso do presidente Bolsonaro de não privatizar a Caixa, mas disse que promoverá pequena abertura de capital das quatro subsidiárias - seguros, cartões, asset (gestão de ativos) e loterias. “Temos uma dívida de quase R$ 40 bilhões com o Tesouro e precisamos seguir a orientação do governo de fazer a coisa certa, que é melhorar a governança com mais eficiência, controle e transparência”, justificou o presidente.

Para Guimarães, duas frentes são consideradas importantes na instituição: ter todos os vice-presidentes técnicos, como estratégia de defesa do banco, e oferecer crédito com menor taxa de juros à população de baixa renda (microcrédito), que paga hoje 20% de juros. Destacou ainda vantagens de a Caixa ter cartão consignado, entre elas facilidade para quem recebe aposentadoria pelo banco, e outras ações que prezam por seu papel social, como empréstimo aos pequenos empreendedores e envolvimento em projetos de saneamento.

Mudanças e expectativas
Sobre as trocas de vice-presidentes, diretores e superintendentes da Caixa, ressaltou que o principal fator considerado foi a meritocracia. Segundo ele, os gestores passaram por processo seletivo e prevaleceu a questão técnica, sem influências partidárias. Dos superintendentes do Paraná, disse que ouviu vários elogios.

Em relação ao quadro de pessoal, o presidente da Caixa disse que está estudando a questão dos concursados de 2014 e a abertura de um novo PDVE (Programa de Desligamento Voluntário de Empregados), mas não informou detalhes. Segundo notícias divulgadas na imprensa, a intenção do presidente é convocar 2.500 aprovados no último concurso para o cargo de técnico bancário.

Com a abertura de capital, Pedro Guimarães ressaltou que os empregados da Caixa vão sair ganhando, já que poderão comprar ações das subsidiárias. “Vocês vão ganhar mais sendo sócios, donos do banco”. Na ocasião, lembrou as perdas que a Funcef teve com investimentos equivocados em FIPs e alertou sobre a importância de os participantes ficarem atentos às operações da Fundação. Disse ainda que pretende se reunir com a representação dos aposentados e outros segmentos, para dialogar e ouvir sugestões.

Defesa do banco público
Com quase 46 anos de carreira na Caixa, o vice-presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, contou que é um dos fundadores da Fenag (Federação que congrega as associações de gestores da Caixa), criada na década de 90, e já naquela época o banco corria sérios riscos de privatização, sendo esse inclusive o principal motivo de fundação da entidade. “A Caixa é importantíssima para a população brasileira e seus empregados. Defendemos o fortalecimento da instituição como banco social e público e precisamos de soluções para o Saúde Caixa e a Funcef”, destacou Krieger.

Sobre sua vinda a Curitiba, Pedro Guimarães observou que o Paraná é diferenciado, onde tudo é cuidado em detalhes e há grande capacidade técnica. De acordo com ele, pretende-se investir mais no estado, mas não especificou detalhes da medida. “Gostei das pessoas daqui, empresários, funcionários e grupo político. E também da APCEF, onde me agradou a estrutura e opções de atividades para os associados”.

Essa é a sétima viagem da agenda do Caixa Mais Brasil. Com o projeto, o presidente visita cidades do país para saber suas realidades locais, buscando parcerias e novos investimentos. Ao todo são 40 viagens. No segundo semestre, Guimarães volta ao estado, para conhecer Londrina e Cascavel.

 

 

Compartilhe