03/12/2021 19:13

Projeto viveiro de mudas faz a primeira entrega de alimentos à instituição social

Entregadoacao_projetomudas.21.jpg

As refeições de crianças e adolescentes da Ordem Social Santo Anibal (Ossa) ganharão reforço no cardápio e gostinho de solidariedade. Na terça-feira (dia 30), representantes da APCEF-PR entregaram 178 quilos de alimentos à instituição, como resultado inicial do projeto viveiro de mudas – em que associados, escoteiros do grupo Takashi Maruo e outros intessados adquiriram mudas em troca de alimentos -, e doações do coordenador ambiental da associação, Orlando Stolf.

Iniciado em setembro, o projeto socioambiental é desenvolvido por grupo de sócios que produz mudas de diversas árvores na sede de Curitiba, com o objetivo de trocá-las por alimentos e doar a instituições sociais, parceiras da APCEF-PR. A proposta é chegar a marca de mil plantinhas em 2022 – sendo que cada muda doada equivale a um quilo de alimento. A coordenação é do diretor Clayton Santos, em conjunto com Orlando Stolf.

“A sensação é de dever cumprido em fazer a primeira entrega do projeto e ajudar a garotada da Ossa que vive em situação de risco. Após 100 dias recebendo cuidados constantes, as mudas resultaram em doações para um local, que parece ser bem organizado e administrado”, observou Stolf, que contribuiu com boa parte dos alimentos, em razão de produzir as plantinhas em casa há alguns anos, e ofereceu mudas para o plantio na comunidade.

Durante a visita, o ambientalista estava acompanhado do vice-presidente da APCEF-PR, José Megume Tanaka, da coordenadora da ONG Moradia e Cidadania no Paraná, Maria de Fátima Costamilan; relações públicas do projeto viveiro de mudas, Olga Pchek, do diretor técnico do grupo escoteiro, Nilton Arnaldo Berwig, e do professor de música da associação, Tadeu Malaquias.

O grupo foi recebido pelo padre Robson Grapiglia, gestor da Ossa, que mostrou as dependências da instituição e destacou a importância das doações. “Os alimentos ajudarão a compor as refeições servidas a crianças e adolescentes durante as atividades. Também poderão ser usadas na montagem de cestas básicas destinadas a famílias carentes”. Para o plantio das mudas, o padre informa que deve agendar entrega às famílias da região no próximo ano, acompanhada de orientações sobre o meio ambiente.

Entregadoacao_projetomudas.21.2.jpg

O professor de música Tadeu Malaquias, responsável pela Orquestra de Metais da APCEF-PR, se dispôs a ministrar aulas na instituição. Ele falou da importância da música para cognição, aprendizado e sensibilidade das crianças. Uma reunião deve ocorrer na Ossa para acertar detalhes sobre o início das aulas, previsto para fevereiro de 2022.

A Obra Social Santo Aníbal mantém parceria com a associação, por meio do edital da Fenae em conjunto com a ONG Moradia e Cidadania. Localizada na Vila União Ferroviária, nas proximidades da sede social, atende 182 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe