05/08/2022 16:39

Tarde Cultural valoriza manifestações artísticas promovidas pela associação

Tardecultural_abrenoticia_conteudo.22.jpg

O ginásio 1 da sede social se transformou no palco de exibição de diversas manifestações artísticas no sábado (dia 30). Alunos da orquestra de metais, violão, balé, coral infantil e dança de salão se apresentaram na 1ª Tarde Cultural promovida pela APCEF-PR, diante do público formado por pais e amigos.

Ao som de instrumentos de sopro, a orquestra iniciou a programação e mostrou a evolução dos aprendizes de músicos, sob a batuta do professor Tadeu Malaquias. “Desde que meu filho começou a tocar trompete, ele passou a ter mais disciplina, coordenação motora e sente motivação em participar das aulas”, destacou Fernanda Mendes, mãe do aluno Ygor Stremel, de 11 anos.

Tardecultural_Orquestra.22.jpg

Quem também está mais atenta às regras estabelecidas é a pequena Izabella Sayuri Inamura, de 5 anos, que se apresentou pela classe baby do balé. “Ela tem na cabecinha dela que horário de aula é de aula e horário de balé é de balé, em que vai encontrar as amigas e se socializar”, contou Daniele Pedroso, mãe de Izabella.

As aulas auxiliam também a jovem bailarina a ter mais postura e delicadeza em frente à câmera e passarela, já que é modelo infantil e foi segunda colocada no Mini Miss Curitiba 2022. Segundo Daniele, foi um evento com exibição de balé na sede que incentivou a matricular sua filha nas aulas. Outras duas turmas da atividade, da categoria preparatório e iniciante, também se apresentaram na Tarde Cultural.

TardeCultural_babyclass.22.jpg

A programação também teve a apresentação do coral infantil, que embalou o público. Com suas vozes, as crianças que frequentam o espaço kids fizeram uma exibição especificamente para o evento.

Artes para maiores

Na categoria adulto, a apresentação do curso de violão para iniciantes, com direito a voz, mostrou que nunca é tarde para começar a tocar um instrumento. “No começo tive dificuldade, mas depois com a ajuda do professor, embalei. O ritmo dele é perfeito para quem não tem base, pois explica passo a passo”, comenta Demetrius de Oliveira, aluno do curso, de 37 anos. Demetrius conta que seu pai tocava violão e sempre teve vontade de aprender, mas não tinha oportunidade, em razão do custo. Na APCEF-PR, ele diz que o valor da taxa é baixo e, agora, não quer parar mais de tocar.

 

TardeCultural_violao.22.jpg

Sem perder o ritmo, a dança de salão também entrou nos embalos de sábado à tarde. O professor Clézio Dias preparou duas coreografias para seus alunos exibirem o aprendizado obtido em sala. O casal Jacques e Mariséli Shinemann começou a participar das aulas em 2019 e percebeu a diferença que a dança faz em suas vidas. “Ela nos faz dar um pouco mais de nós, para que cada passo aconteça. Você deixa de pensar somente em si e tem de pensar no outro também. Somos gratos ao professor Clézio e amigos por tornar essa aventura em um momento descontraído e prazeroso”, conta Mariséli.

TardeCultural_danca.22.jpg

Para o presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, a participação de todos sócios que se apresentaram foi fantástica, especialmente por ver os primeiros frutos do trabalho realizado com os alunos. "Para quem viu as crianças que mal conheciam os instrumentos tocando na orquestra, é a realização de um sonho. Temos que ampliar esse tipo de evento, pois a cultura e o esporte são caminhos para a formação de nossas crianças e servem também de terapia para os adultos desenvolverem seus dotes artísticos", observa Krieger.

Ao final de cada apresentação, os alunos receberam certificado de participação na Tarde Cultural. Os professores também ganharam certificado referente ao evento. No encerramento, pais, filhos e amigos puderam saborear, por adesão, um café com mesa farta.

Confira o álbum completo de fotos da programação (acesse aqui)

 

 

Compartilhe