08/10/2021 01:38

Vencedores do Talentos em Literatura, associados expressam vivências e pensamentos em suas obras

Talentos_vencedoresliteratura.21.4.3.jpg

A reflexão e a originalidade marcaram os trabalhos dos paranaenses vencedores do Talentos Fenae/Apcef, na categoria Literatura. Ozias Frez Bockorny conquistou o primeiro lugar em poesia, valorizando o jeito pessoal de expressar do “Hômi do Campu”, enquanto Cenir Zemuner chegou ao topo da modalidade Conto, após evidenciar o limite de escolhas em Lucinda Cheia de Moral.

Os nomes dos associados foram divulgados na live de premiação da etapa estadual do concurso, realizada em 2 de outubro. A solenidade também exibiu o segundo e terceiro colocados de cada modalidade. Com esse resultado, eles se juntam a outros artistas classificados para representar a APCEF-PR na final do concurso.

Para Ozias Bochorny, participar do Talentos traz a certeza de que todos os colegas da Caixa inscritos são artistas cheios de boa arte no coração. “Alegria imensa por fazer parte desse time que representará o Paraná na etapa nacional”, ressalta o poeta associado, que trabalha na agência San Remo, em Londrina.

Ele conta que, para compor sua obra, se inspirou nos pais e avós que foram criados no sítio - e nas histórias sobre a vida no campo ouvidas na infância. “Na poesia fica visível o distanciamento da cidade em relação ao campo, onde ninguém tem tempo para simplesmente ouvir e qualquer conselho profissional tem um preço”, compara Ozias.

Para escrever seu conto escolhido, a aposentada Cenir Zemuner buscou motivação em experiências do dia a dia. Segundo ela, o problema financeiro - talvez o que mais afeta a humanidade -, inspirou a criação de sua personagem Lucinda.

Também proveniente de Londrina, a associada avalia que sua participação no concurso tem sido de muito valia. “Primeiramente, porque possibilita experiência e oportunidade de colocarmos para fora aquilo que pensamos e vivenciamos, por meio da arte. Em segundo lugar, porque podemos também conhecer a obra de outros colegas, e isso é maravilhoso e surpreendente, pois percebemos que há muita gente de talento na Caixa”.

Acesse o site do Talentos e conheça a obra dos novos classificados.

A premiação de Música encerrará as lives da fase estadual no dia 16 de outubro. Os vencedores das modalidades Composição e Interpretação vão completar o time de artistas que estarão na etapa nacional, em 4 de dezembro.

Contos/crônicas
Cenir Zemuner – Lucinda Cheia de Moral
Ozias Frez Bockorny – Pousada Refúgio
Irene Pinto de Carvalho – Grimpas e Gravetos

Poesia
Ózias Frez Bockorny – Hômi do campo
Lilian Deise de Andrade Guinski – Fins
Nelson Bonfim do Prado – Poesia cordial

 

 

Compartilhe