05/12/18 10:17

Resolução permite ampliação do prazo de equacionamento de deficits

A Funcef já começou os estudos, que podem significar redução nas contribuições extraordinárias dos chamados planos de extinção.

No dia 30 de novembro, foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução CNPC nº 30, que regulamenta procedimentos a ser observados pelos fundos de pensão no seu resultado, entre eles o prazo de equacionamento dos deficits. A mudança permite a ampliação desse prazo nos chamados “planos em extinção” da Funcef (sem adesão de novos participantes), como o REG/Replan Saldado e o Não Saldado.

Na prática, os fundos de pensão poderão adotar prazos maiores e ampliar o número de parcelas. Isso pode significar uma redução no valor mensal das contribuições extraordinárias, mesmo que o valor total a ser pago tenha o aumento dos juros referente ao período de ampliação.

A Funcef informa que começou os estudos de como será a aplicação da norma, aprovada por unanimidade no dia 10 de outubro pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). “Vamos definir a melhor fórmula para minimizar o custo no bolso do participante e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e a perenidade dos planos”, declarou o presidente da Fundação, Carlos Vieira, ao site da entidade.

Entre as questões a serem esclarecidas, inclusive junto à Previc, está a situação dos planos de equacionamento que foram implementados pelo valor mínimo de deficit permitido pela legislação. Segundo o diretor de Benefícios da Funcef, Délvio Brito, estão sendo realizados todos os estudos para decidir as medidas a serem tomadas. “Avaliaremos, também, a questão da cobrança da contribuição extraordinária sobre o 13º salário”, diz o diretor.

Após aprovadas nos colegiados da Funcef, as alterações dos equacionamentos deverão ser validadas pela Caixa e pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), quando então poderá ser implementada.

As novas medidas passam a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2019, mas é facultativa a adoção imediata pelos fundos de pensão.

Clique aqui para ler na íntegra a Resolução N° 30 do CNPC.

A Previc publicou a Instrução nº 10/2018, que regulamenta e estabelece orientações e procedimentos relacionados à Resolução CNPC nº 30/2018. Conheça a IN 10/2018.

 

 

arraia dos aposentados 600 x400.jpg

Apcefs promovem eventos para os aposentados

Danças, culinária e esporte estão em alta nas Apcefs do Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo

Seletiva Talentos _Apcef RS 600x400.jpg

Talentos Fenae/Apcef 2019: RS já tem seus representantes na categoria música

Meri Elen (composição) e Marcos Todt (interpretação) foram os vencedores da seletiva estadual e estarão na grande final, que acontecerá em Florianópolis (SC), de 4 a 7 dezembro

19-08_encontro_juridico-03 600X400.png

Encontro jurídico debaterá novos passos de combate à CGPAR 23

Ação é desdobramento de comitê formado entre as entidades representativas para lutar contra decisão de órgão regulador do governo

Reuniões de aposentados com diretor da Funcef ocorrem em sedes da APCEF

Entre os assuntos discutidos, estiveram a aplicação da resolução CNPC número 30, alcance de meta atuarial da Fundação e as ameaças ao Saúde Caixa

19/08/19 16:28

Pré-temporada em Caiobá e Porto Rico: inscrições encerram-se no dia 20

Reservas são ideais para confraternizações de fim de ano de agências da Caixa, no período de novembro a 20 de dezembro

16/08/19 15:31

Seletiva do Talentos Fenae/Apcef terá muita música e jantar em Curitiba

O evento, que acontecerá no dia 24 de agosto, está aberto a todos associados. Prestigie essa grande festa!

15/08/19 17:10

Enquete