05/12/18 10:17

Resolução permite ampliação do prazo de equacionamento de deficits

A Funcef já começou os estudos, que podem significar redução nas contribuições extraordinárias dos chamados planos de extinção.

No dia 30 de novembro, foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução CNPC nº 30, que regulamenta procedimentos a ser observados pelos fundos de pensão no seu resultado, entre eles o prazo de equacionamento dos deficits. A mudança permite a ampliação desse prazo nos chamados “planos em extinção” da Funcef (sem adesão de novos participantes), como o REG/Replan Saldado e o Não Saldado.

Na prática, os fundos de pensão poderão adotar prazos maiores e ampliar o número de parcelas. Isso pode significar uma redução no valor mensal das contribuições extraordinárias, mesmo que o valor total a ser pago tenha o aumento dos juros referente ao período de ampliação.

A Funcef informa que começou os estudos de como será a aplicação da norma, aprovada por unanimidade no dia 10 de outubro pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). “Vamos definir a melhor fórmula para minimizar o custo no bolso do participante e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e a perenidade dos planos”, declarou o presidente da Fundação, Carlos Vieira, ao site da entidade.

Entre as questões a serem esclarecidas, inclusive junto à Previc, está a situação dos planos de equacionamento que foram implementados pelo valor mínimo de deficit permitido pela legislação. Segundo o diretor de Benefícios da Funcef, Délvio Brito, estão sendo realizados todos os estudos para decidir as medidas a serem tomadas. “Avaliaremos, também, a questão da cobrança da contribuição extraordinária sobre o 13º salário”, diz o diretor.

Após aprovadas nos colegiados da Funcef, as alterações dos equacionamentos deverão ser validadas pela Caixa e pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), quando então poderá ser implementada.

As novas medidas passam a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2019, mas é facultativa a adoção imediata pelos fundos de pensão.

Clique aqui para ler na íntegra a Resolução N° 30 do CNPC.

A Previc publicou a Instrução nº 10/2018, que regulamenta e estabelece orientações e procedimentos relacionados à Resolução CNPC nº 30/2018. Conheça a IN 10/2018.

 

 

CARD PREVIC BENEFICIO REDUZIDO 600X400.jpeg

Previc cogita redução de benefícios como forma de evitar déficits

Para a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, “compensar o desequilíbrio atuarial às custas da diminuição de direitos dos participantes não é solução, é um subterfúgio desleal que não pode prosperar”

apcef ba lavagem.jpg

Lavagem reúne mais de três mil pessoas na Apcef Bahia

Com muita animação e vestindo camiseta de defesa da Caixa, milhares curtem a 28ª edição do evento, realizado no último domingo, em Salvador

site-card-fenae-governo-nao-quer.png

Bancários e outras categorias vão definir plano de lutas contra a reforma da Previdência Social

No dia 20 de fevereiro, será realizada uma Assembleia Nacional, na Praça da Sé, em São Paulo. A resistência dos trabalhadores está sendo organizada pela CUT e demais centrais sindicais

Copel interromperá o fornecimento de energia na sede social nesta segunda

Com essa medida, instalações e serviços da APCEF serão afetados. Saiba quais são e programe-se!

14/02/19 15:49

Estreia da Cumbuca de tênis de campo teve como destaque a presença feminina

Aos poucos, elas estão aparecendo mais. Na cumbuca, as tenistas disputaram partidas em duplas mistas e viram mais espaço para jogar.

12/02/19 14:52

No 1º Acantonamento Jovem, adolescentes lembram infância e iniciam nova turma

As atividades, realizadas no sábado à noite (dia 8), agitaram a galera e reuniram quem batia ponto na colônia de férias e novatos.

11/02/19 16:54

Enquete