Nota de falecimento: Antonio Nilson de Moraes, ex-presidente da APCEF-PR
Aos 83 anos, o ex-presidente da APCEF-PR, Antonio Nilson de Moraes, morreu nesta quinta-feira (9 de agosto), em Cornélio Procópio. Também conhecido como Jacu da Serra no meio da Caixa, ele presidiu a associação de 1983 a 1985 e foi um dos responsáveis pelo impulso à regionalização da entidade.
O apelido, batizado pelo amigo Dirceu Baldi Rosa, foi inspirado em sua cidade natal: São Jerônimo da Serra, no Norte do Paraná, de onde veio para Curitiba aos 16 anos. Com seu jeito simples, Antonio Nilson encontrou dificuldades de adaptação nos primeiros anos na capital, mas não se abalou. Começou como mensageiro na Caixa, em 1952, e, com o passar dos anos, chegou a gerenciar diversas unidades.
Em sua gestão na APCEF-PR, construiu sede em Guarapuava, que anos mais tarde ganhou nova unidade na administração de Jesse Krieger. Também tiveram início as construções das sedes de Pato Branco, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa. Ele também foi o responsável pela grande festa dos 50 anos da associação, realizada em 8 de março de 1985.
Com a aposentadoria, Antonio Nilson participou ainda de gestões no Conselho Deliberativo da APCEF-PR e da AEA. Depois morou em Caiobá e voltou para São Jerônimo da Serra, onde nos últimos anos ficou doente e sofria de Mal de Alzheimer. Para receber um tratamento mais adequado, foi levado ao hospital de Cornélio Procópio, no qual faleceu por insuficiência respiratória.
Saudades
O ex-presidente deixa esposa, três filhos, amigos e saudades. “O Nilson foi um dos meus melhores amigos, era como um irmão para mim. Quando fazíamos a festa junina na APCEF, organizávamos mais para adultos e nos divertíamos muito”, lembra emocionado, Dirceu, que foi diretor e conselheiro da associação.
A APCEF-PR deseja condolências a amigos e familiares. O velório será realizado nesta quinta-feira (dia 9) na igreja matriz de São Jerônimo da Serra. Amanhã, ocorrerá missa em homenagem a Antonio Nilson de Moraes, às 9h, e na sequência (10h30), o sepultamento.