23/05/2022 09:00

Associado à Apcef/PR percorre toda a cidade de Londrina de bicicleta

20222005ciclista878x430.jpg

Já imaginou percorrer todas as ruas e conhecer cada cantinho da sua cidade? Foi o que fez o gerente da Caixa, associado à Apcef/PR, Silvio Krubniki Junior. Ciclista amador, ele percorreu exatos 4.444 quilômetros de bicicleta e conheceu toda sua cidade, Londrina, em dez meses.

“Quando eu olho para trás ou quando ando de carro e vejo o tamanho da cidade, às vezes não acredito que consegui”, disse Sílvio. Essa aventura começou na pandemia. Antes do isolamento social, ele jogava futebol e participava, inclusive, de algumas edições dos Jogos da Fenae pela Apcef/PR. Silvio suspendeu os esportes coletivos e começou a pedalar para manter a atividade física em dia. “Eu não pedalava antes. Em junho de 2020 comprei uma bicicleta e comecei a andar com o pessoal da Caixa. Fui pegando gosto e passei a pedalar mais vezes, durante a semana”, contou.

ciclista_sombra.jpeg

O ciclista encarou o projeto pessoal como um desafio e, para conciliar com o trabalho na Caixa, fez um planejamento para realizar todo o perímetro urbano da cidade, conhecida como “a capital do café”. O percurso acontecia à noite, aos finais de semana e às vezes bem cedinho, antes de colocar o crachá de gerente do banco público.  Ele fazia, em média, 35 quilômetros por pedalada, mas já chegou a fazer 100 quilômetros. “Pedalei em todas as condições que você pode imaginar. Chuva forte, sol pesado, mas não desistia”.

Em seus trajetos ele pode ver a disparidade social da cidade e, em sua opinião não é diferente da realidade do Brasil. "Bairros muito estruturados, condomínios de alto padrão e outros completamente sem estrutura, sem saneamento básico”, observou.

ciclista_noite.jpeg

Os desafios enfrentados pelos ciclistas no trânsito também foram percebidos. “Via de regra o londrinense respeita o ciclista; mas houve situações em que me senti muito desrespeitado por alguns motoristas que tinham espaço para passar, mas me expuseram a um risco desnecessário”, lembrou.

O gerente da Caixa diz que incentivou muita gente a se aventurar no esporte. “Tem colegas da Caixa que me perguntam como me organizei para pedalar, outro que me ligou e disse: ‘olha, Silvio, percorri meu bairro”.

WhatsApp Image 2022-05-19 at 12.09.04xx.jpeg

Silvio também conta que a saúde melhorou. Cortou a bebida alcoólica e está mais disposto. “Me sinto muito melhor. Cheguei a emagrecer 13 quilos, mas já achei alguns”, brinca. “Além do corpo, o esporte fez muito bem à mente”.

Quer saber mais? Acesse o instagram de Sílvio, o @em2rodaslondrina, e veja as lindas imagens tiradas pelo ciclista nessa aventura.

 

 

Compartilhe