06/04/2023 15:05

CA da Caixa: eleição para escolha de novo representante dos empregados acontece de 24 a 27 de abril

thumbnail_20220405Votacao878x430.jpg

Foi deflagrada nesta segunda (3) a campanha dos candidatos que disputarão a eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa. A relação de inscritos está disponível nos canais internos do banco público.

As inscrições das candidaturas foram realizadas no período de 20 a 31 de março. A votação em 1º turno será realizada a partir das 8h do dia 24 de abril até às 18h do dia 27 de abril (horário de Brasília), por meio do sistema eletrônico disponibilizado pelo banco.

Será declarada vencedora a candidatura que obtenha mais da metade dos votos válidos. Caso nenhum candidato consiga maioria absoluta dos votos válidos, haverá segundo turno, envolvendo os dois mais votados, no período de 5 a 10 de maio. Confira o cronograma abaixo.

Podem votar para conselheiro representante dos empregados somente os trabalhadores ativos na data da instalação da comissão eleitoral, ou seja, 13 de fevereiro.

A Caixa está realizando novo pleito para escolha do representante dos empregados no Conselho de Administração, porque a conselheira eleita em fevereiro 2022, Rita Serrano, deixou o cargo para assumir a presidência do banco público, após ser nomeada pelo presidente Lula, em janeiro deste ano.

A escolha de um representante dos empregados no CA é uma conquista histórica da categoria, assegurada pela Lei 12.353/2010. O Conselho de Administração é composto por oito membros e apenas um representa os trabalhadores.

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sergio Takemoto, chama a atenção para a importância das eleições e da garantia deste direito. “A escolha de um representante dos trabalhadores para Conselho de Administração é uma imensa conquista dos empregados, resultado de luta das entidades, do movimento sindical e associativo de todo o país. A participação dos empregados na votação é fundamental para manter esse direito”, reforçou Takemoto.

Confira os próximos passos do cronograma da eleição CA 2023.

 

Compartilhe