14/11/2023 18:13

Conselho Deliberativo da Fenae se reúne às vésperas dos Jogos Fenae+

cdn_878.jpg

Às vésperas do primeiro evento esportivo da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) para associados nascidos até 31 de dezembro de 1968, representantes do movimento associativo da Caixa participaram, nesta terça-feira (14), de reunião do Conselho Deliberativo Nacional. O encontro foi realizado em Porto Alegre (RS), cidade sede dos Jogos Fenae+, que acontecerão de 15 a 18 de novembro, no Parque Esportivo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A reunião contou com a presença do presidente e do vice-presidente da Fenae, Sergio Takemoto e Cardoso, respectivamente; do diretor de Administração e Finanças da Fenae, Marcos Saraiva; de todos os diretores da entidade e dos representantes das 27 Apcefs, que também são conselheiros. O encontro foi conduzido pelo presidente do CDN e presidente da Apcef/DF, José Herculano do Nascimento Neto (Bala). 

Durante a reunião, colaboradores da Fenae fizeram uma apresentação de balanço das ações da entidade. Um dos destaques foi o Movimento Solidário, apresentado pela diretora de Impacto Social da Federação e presidenta da Apcef/MA, Giselle de Menezes. O programa da Fenae e das Apcefs, criado em 2005, auxilia na transformação de um mundo melhor. Com foco na responsabilidade social, com a essencial colaboração de empregados da Caixa de todo o país, o Movimento objetiva trabalhar em prol da diminuição da desigualdade social e da melhoria da qualidade de vida de brasileiros, por meio da erradicação da pobreza extrema, da elevação dos níveis de ensino e saúde e da promoção da igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.

Entre as ações do programa está a parceria com a ONG Moradia e Cidadania, que também conta com participação direta das Apcefs. Com a iniciativa, a Fenae busca contribuir, por meio de ações de desenvolvimento sustentável, projetos de todo o país que trabalham em prol da melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social. Até agora, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas. 

Ainda durante a reunião do CDN, a advogada Gláucia Costa, representante da LBS Advogados Associados também apresentou o trabalho desenvolvido pelo escritório, parceiro jurídico da Fenae. A advogada informou que a Fenae disponibiliza esse benefício para os empregados da Caixa e aposentados, associados ou não a uma das 27 Apcefs do país, de forma gratuita.

A parceria tem o intuito, ainda, de esclarecer dúvidas sobre ações relativas às questões tributárias, declaração de imposto de renda e garantir uma maior aproximação com o associado das Apcefs do país. Dentre as pautas, destaque para o processamento das declarações de ajuste anual dos assistidos à Fundação dos Economiários Federais (Funcef), vinculados às coletivas tributárias. A Fenae e a LBS têm buscado solução junto a vários órgãos do governo no que diz respeito, principalmente, na defesa junto à Receita Federal, para que não caíam na malha fina.  

Eventos da Fenae

Ainda durante a reunião do CDN, o diretor de Administração e Finanças da Fenae, Marcos Saraiva, repassou todas as informações em relação aos Jogos Fenae+, que começam nesta quarta-feira (15), na capital gaúcha. Chegada das delegações, estrutura, credenciamento, kits de participação, horários das competições, transfer, alimentação, cerimônia de abertura e atrações culturais estiveram entre os itens descritos aos presidentes das Apcefs.

O diretor Marcos Saraiva também anunciou a realização da próxima edição do Inspira Fenae, que acontecerá nos dias 26 e 27 de abril de 2024, em Brasília (DF). O evento é destinado aos empregados Caixa (ativo, aposentados e pensionista) associados de uma das 27 Apcefs, pessoas físicas, residentes e domiciliados no território nacional. Com a temática central “Inspira Mundo Melhor”, a edição de 2024 consistirá em palestras ministradas por especialistas considerados referência em seus respectivos temas. 

“A ideia é que os participantes reflitam sobre o papel na construção de um Brasil mais democrático, sustentável, com menos desigualdade e sempre mais solidário e fraterno. O evento irá debater temas como meio ambiente, sustentabilidade, diversidade, inclusão social, acessibilidade, cidades do futuro, entre outros”, informou o diretor Sociocultural da Fenae, Emanoel Souza.

Foi anunciada, ainda, a realização dos Jogos da Fenae, que é considerado o maior evento esportivo entre bancários e um dos maiores que ocorrem no Brasil reunindo uma mesma categoria. A edição de 2024 será realizada em João Pessoa, na Paraíba, com previsão para que aconteça em agosto do próximo ano.

Compartilhe