05/09/2023 13:46

Contraf/CUT lança concurso de crônicas sobre os 40 anos da CUT

cronicasCut878x430Setembro.jpg

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) celebrou 40 anos em 28 de agosto, uma data histórica para o movimento sindical e para a democracia no Brasil. O período de fundação é 28 de agosto de 1983 e ocorreu em plena ditadura militar, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat). Desde então, é assim que o relógio da história toca: somos fortes, somos CUT.

Foi justamente para reafirmar o movimento por luta, direitos e democracia que transformam vidas, slogan difundido amplamente país afora, que a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) lançou, no último dia 28 de agosto, o Concurso de Crônicas CUT 40 anos, cujo tema é voltado à história das quatro décadas de existência da Central Única dos Trabalhadores.

O texto das crônicas tem que, necessariamente, ter pertinência com os 40 anos, de modo a resgatar por relatos pessoais uma parte da luta da categoria bancária junto à CUT. A Contraf/CUT, aliás, integra a organização vertical da Central e atua como entidade sindical por ramo de atividade econômica, cumprindo a estratégia de ampliação da representação dos trabalhadores.

Para participar, o concorrente deve ser dirigente, funcionário ou jornalista de entidade sindical parceira da Contraf/CUT. Se aposentado ou militante, a entidade fica responsável por enviar a comprovação de vínculo ou origem.

O participante tem prazo até o dia 20 de setembro para remeter uma crônica de sua autoria para o e-mail cultura@contrafcut.org.br, com nome completo, CPF, RG e entidade sindical a qual é filiado. Mas, atenção: o texto cadastrado precisa não ter sido premiado ou publicado previamente em qualquer meio de comunicação.

Originalidade e autenticidade são os critérios para avaliação das obras inscritas, podendo a narrativa estar em primeira ou terceira pessoa. Obrigatoriamente, a crônica deverá ser apresentada em um arquivo em formato PDF, escrita em língua portuguesa, digitada em espaço 1.5, com fonte Arial, no tamanho 12.

A crônica inscrita deverá ter de três a quatro mil toques, incluindo espaços, de tamanho mínimo e máximo. A inscrição é individual. O arquivo da crônica, anexado no e-mail, não poderá conter o nome do autor na obra.

Serão premiados os três primeiros colocados. O vencedor leva um E-book e um voucher de R$ 400,00. O segundo e o terceiro melhores classificados ganham um voucher de R$ 300,00. Entretanto, as crônicas inscritas serão julgadas por uma comissão composta por um jornalista, uma professora de língua portuguesa e um dirigente sindical com vasta trajetória de luta.  

Compartilhe