26/07/2023 17:06

Oficina da Fenae dá dicas sobre mídias sociais para colaboradores e parceiros

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Levar conhecimento prático e aplicável sobre o uso das mídias digitais pelos colaboradores e parceiros dos projetos de desenvolvimento sustentável da Fenae e das Apcefs com a Moradia e Cidadania, para obtenção de melhores resultados e com proposta de fomentar o diálogo entre a produção das entidades do movimento associativo da Caixa e a produção em torno das demandas das comunidades atendidas.

Essa foi a tônica da oficina de redes sociais e de produção de fotos e vídeos promovida virtualmente pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) na manhã da última segunda-feira (24). A atividade foi conduzida pela equipe de redes sociais da Gerência de Comunicação (Gecom) e teve o propósito de instigar o potencial criativo sobre como fazer fotos e vídeos mais legais, com vistas a aprimorar a qualidade do material produzido para a divulgação das ações das entidades representativas em prol de comunidades em situação de vulnerabilidade.

O curso registrou a participação de 76 pessoas, em sua maioria formada por representantes das Apcefs (17,1%), das comunidades (13,2%) e da Moradia e Cidadania (69,7%). No encontro virtual, com duração média de 1h30min, os colaboradores e parceiros presentes demonstraram o desejo de utilizar as principais plataformas de redes sociais de maneira mais consciente, profissional e responsável, de modo a aperfeiçoar a entrega de conteúdo.

Foram dadas dicas pontuais sobre como melhorar a divulgação dos projetos, assim como a respeito de quais ferramentas são adequadas para maior visibilidade das ações que são desenvolvidas nos estados. A oficina serviu ainda para orientar acerca de como criar páginas, eventos, postagens de fotos e vídeos, análise de acessos, monitoramento, entre outras funcionalidades necessárias ao dia a dia de quem usa plataformas como Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Linkedin, Twitter, YouTube, TikTok, Pinterest e outros.

Além das mídias sociais mais comuns e conhecidas, o workshop também abordou o acesso a ferramentas gratuitas como Canva, Capcut, ChatGPT, MidJourney, Adobe tira fundos, entre outras inovações tecnológicas em operação no mercado.

Aos participantes do encontro virtual, a equipe de redes sociais da Gecom apresentou as diversas possibilidades de uso de imagens, como fotos, cards, carrosséis, vídeos e mini vídeos, com registro de dicas, técnicas e aplicativos na internet para facilitar o entendimento do processo de criação e auxiliar na produção de conteúdo para mídias sociais. Espaço também foi dedicado para descrever as características e o histórico das diversas redes digitais, com momentos concorridos de tira dúvidas.

Participantes opinam

Gersânia Mendes de Sá Souza, assistente social da Coordenação Estadual do Moradia e Cidadania do Piauí que trabalha com o projeto “Flor de Mandacaru: formação cidadã”, participou da oficina on-line e aproveitou para agradecer a equipe de comunicação da Fenae, por ter realizado uma atividade com informações tão precisas para o aprendizado e aprimoramento no uso das redes sociais. Ela afirma que, hoje, “as mídias digitais apresentam-se como um recurso imprescindível e fundamental para a interação, aproximação de pessoas, encurtamento de distâncias, visibilidade, transparência, possibilidades de trocas e formação de parcerias”.

Na oficina, segundo Gersânia Souza, a equipe de redes da Gecom trouxe de forma clara, didática e prática dicas, conhecimento de ferramentas e estratégias para a produção de materiais com conteúdo de qualidade, a exemplo de fotos, vídeos e textos, além de orientações de monitoramento, planejamento e frequência de postagens. “Foram contribuições riquíssimas que irão ajudar/facilitar e agilizar a gestão das mídias sociais das entidades representativas nas diversas regiões do país”, declara.

Outra participante da oficina de redes sociais e de produção de fotos e vídeos foi Marnizia Dias, assistente social da Coordenação Estadual do Moradia e Cidadania do Amazonas e que faz parte da equipe do projeto “Educar para o futuro”, resultado da parceria com a Fenae e com a Apcef/AM. Segundo ela, o workshop organizado pela Fenae proporcionou o aprendizado no uso adequado de técnicas relacionadas às mídias sociais, o que permitirá destacar o conteúdo e o foco dos projetos de desenvolvimento sustentável, com ênfase para a visibilidade dos seguidores e parceiros.

“Nossa grande dificuldade sempre esteve ligada à falta de qualidade na produção de conteúdo com vídeos e imagens. Através do conhecimento adquirido, a prática será facilitada a partir de agora”, resume. Marnizia Dias agradece à Fenae por promover uma atividade além do esperado e explica ainda que essa situação irá proporcionar aos colaboradores do projeto “Educar para o futuro” maior competência para navegar no mundo digital.

Na oficina, uma das representantes da Coordenação Estadual do Moradia e Cidadania do Rio de Janeiro foi Lea Suzana Schea, da equipe do projeto “Reforçando o saber e a vida”, para quem foi muito importante a Fenae mostrar-se interessada em ajudar colaboradores e parceiros a superarem eventuais dificuldades com as mídias sociais, conforme avaliações feitas em reuniões do Comitê Gestor. “A oficina, portanto, veio em boa hora. É fundamental que as pessoas atendidas pelo projeto da parceria da Moradia e Cidadania com a Fenae e a Apcef/RJ prestem atenção ao que é exposto. Isso valoriza o nosso trabalho e colabora com o entendimento de nossas limitações”, vaticina.

Lea Schea sugere que, para as próximas oficinas de mídias sociais, sejam montadas turmas separadas de participantes, dividindo as pessoas com mais das com menos intimidade com as redes sociais. Isso, segundo ela, irá facilitar na divulgação do trabalho feito. E completa: “De todo modo, fica apenas muito agradecimento pelo interesse da Fenae para que haja melhoria na nossa comunicação com a comunidade beneficiada pelo projeto “Reforçando o saber e a vida”.

Fala do presidente da Fenae

Registre-se ainda o apoio dado pelo presidente da Fenae, Sergio Takemoto, para a iniciativa da Gecom de realizar a oficina de mídias sociais. Ele é da opinião de que, nas redes digitais, é preciso adotar estratégias para gerar o engajamento dos empregados da Caixa, articulados com colaboradores e parceiros, com conteúdo criativos e formatos atrativos. “O planejamento é importante para que os algoritmos possam realizar uma melhor distribuição de conteúdo, atingindo o maior número possível de pessoas”, destaca.

Outro aspecto ressaltado por Takemoto, em relação à oficina, é o da valorização da cidadania, com foco nos princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.  

 

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