17/02/2023 15:41

APCEF-PR lamenta o falecimento de Paulo Vecchio, ex-coordenador de futebol da entidade

WhatsApp Image 2023-02-24 at 20.04.08.jpeg

A APCEF-PR informa com pesar o falecimento de Paulo Roberto Vecchio, que trabalhou na área de esportes da associação durante 35 anos e foi craque do Coxa. Ele morreu aos 80 anos, nesta sexta-feira (dia 17), quando ocorrerá o velório no Cemitério Vertical de Curitiba, a partir das 21h. O sepultamento está marcado para amanhã, às 9h.

Quando se fala em Paulo Vecchio, os apreciadores de futebol, especialmente os mais antigos, pensam no meia atacante que fez história no Coritiba, onde conquistou quatro títulos estaduais (1968, 1969, 1971 e 1972), ou em outros times por onde passou. Para os associados e colegas da APCEF-PR que o conheceram, ele também foi uma referência de trabalho e dedicação ao que fazia.

Paulo Vecchio foi colaborador da associação de 1981 a 2016, período em que coordenou boa parte do futebol com grande carinho. Na época dos campeonatos de Soçaite Cinquentinha, por exemplo, montava os times de forma aleatória, para proporcionar integração entre os atletas, e os batizava de nomes de cidades ou pontos turísticos do Paraná. Também é conhecido por ter sido um dos idealizadores da cumbuca de soçaite e, mesmo depois de ter saído da entidade, ainda foi homenageado por um time, que recebeu o nome de Vecchio Sports e ganhou alguns títulos.

Mescla de profissional e craque

Vecchio ingressou na APCEF-PR por indicação de um gerente da Caixa, devido a sua experiência anterior como técnico da equipe do antigo banco Bamerindus. Na revista dos 80 anos de fundação da entidade, lançada em 2015, ele contou que, antes de chegar a atual Gerente de Esportes da associação, Ester Kokubu, sua colega de trabalho, tinha sido coordenador da área, técnico de futebol e cuidava de vários detalhes relacionados, entre eles a organização do grupo de participantes dos Jogos da Caixa e, depois, dos Jogos da Fenae.

Mas foi da segunda gestão do saudoso presidente, Dauro Rivadávia Bond (1985 a 1987), que o ex-jogador lembrou uma das histórias pitorescas que viveu na APCEF-PR, presente também na revista dos 80 anos. “O pessoal do esporte fez um comentário com seu Dauro, que era atleticano, sobre a final do Atletiba, em que o Coxa foi campeão com meu gol. E quando falou comigo, perguntou: foi um tal de Paulo Vecchio que fez o gol? Então, respondi: eu sou o Paulo Vecchio. Ele olhou espantado, mas me tratou bem e sempre com respeito”.

Gaúcho de Porto Alegre, Paulo Vecchio foi revelado, como jogador, nas categorias de base do Internacional e estreou profissionalmente em 1960. Quatro anos depois, veio para Curitiba, onde jogou pelo Ferroviário e mais tarde, no Londrina. No Coxa, segundo informações do clube, jogou 67 partidas e marcou 15 gols, de 1968 a 1972.

Ele deixou, esposa, filhos, netos e muitas saudades. Neste momento de tristeza, a APCEF-PR manifesta seu profundo sentimento de pesar e se solidariza à família e amigos.

 

Compartilhe