19/05/2023 16:41

APCEF-PR realiza premiação aos melhores classificados na Corrida Fenae

Premiaabre_CorridaFenae.23.2.jpg

Em uma solenidade de premiação, realizada na noite desta quinta-feira (18 de maio), representantes da APCEF-PR entregaram troféu aos três primeiros colocados de cada categoria da Corrida Fenae do Pessoal da Caixa. O evento, encerrado com um jantar, visou reconhecer o desempenho esportivo e a dedicação dos melhores classificados nos percursos de 5, 10 e 21 quilômetros.

A Corrida Fenae foi realizada no domingo (dia 14), com largada e chegada em frente ao Estádio Durival Britto e Silva, do Paraná Clube. A prova foi realizada como parte da Meia Maratona Internacional de Curitiba, com a participação do grupo da APCEF-PR, composto por cerca de 150 integrantes. Nem mesmo o frio impediu a animação dos associados e demais competidores, entre os quais muitos superaram desafios e limites durante a prova.

O presidente da associação, Jesse Krieger, parabenizou todos participantes e organizadores da corrida e destacou a importância da participação ativa em eventos que fomentam o espírito esportivo, o bem-estar e a união entre todos. “Nesta corrida, batemos o recorde de inscrição. Esse é um motivo de orgulho para nós, como associação, e esperamos ter cada vez mais associados participando, porque praticar atividade física é importante para a saúde e qualidade de vida”, incentiva o presidente.

Em seu discurso, Krieger também observou a atenção dedicada às atividades da programação voltada aos corredores. “Temos uma parceria com a BPM Assessoria Esportiva e estabelecemos um calendário para o restante do ano para continuarmos com os treinamentos aos sábados e a cada 45 dias fazer um treinão, além de uma prova por mês. Acho que isso é bacana, agrega bastante e motiva os atletas a continuarem a praticar atividades físicas”, afirma.

Casal que treina junto, vence junto
Entre os participantes do grupo da APCEF-PR, estava o casal Carmen Roberta Franco e Renato Araújo, que participam de corridas e maratonas há mais de 10 anos. Carmen recebeu o troféu pelo primeiro lugar na categoria feminina dos 21 quilômetros e conta que sempre gostou de esportes, mas começou a correr depois de ser diagnosticada como celíaca e por recomendação médica.

Casal21km.23.2.jpg

“Nosso corpo foi feito para praticar exercício físico e estou sempre em movimento para envelhecer com saúde. Estou com quase cinquentinha, então participar dessas maratonas é importante para manter a qualidade de vida e também para o convívio social com pessoas que também gostam da prática esportiva”, afirma Carmen.

Renato, que recebeu a premiação pelo segundo lugar da categoria masculina nos 21 quilômetros, conta que jogava bastante futebol, mas devido à idade e o impacto físico que o esporte pode causar, optou pela corrida. Segundo ele, o casal segue uma planilha de alimentação e treino, que os ajuda a ter bons resultados e evoluir juntos. “Correr com companhia serve como incentivo, porque às vezes um está mais cansado e o outro motiva”, compartilha Renato, que elogia a organização do evento e afirma que a experiência foi ótima.  

Exemplo de perseverança
Na premiação, Otávio Dias Pereira, de 78 anos, recebeu um troféu por ser o corredor mais velho da prova no percurso de 5 quilômetros. Ele pratica natação durante todo o ano e conta que gosta de corrida há muitos anos. “Desde a adolescência, sempre corri. Agora, depois de aposentado, me deu vontade de participar das corridas. Treino na minha casa, vou a algumas no Parque Barigui e, quando tem provas à noite, também participo”, conta.

MencaoOtavio.23.jpg

Para o atleta veterano, a corrida trouxe muitos benefícios, principalmente para a saúde e o convívio social. “Sempre vou ao médico e peço informações e exames necessários para acompanhar a saúde. Participar dessas corridas e fazer natação me faz bem, inclusive por conta das amizades que faço. Com saúde e conhecendo pessoas, é mais fácil ter qualidade de vida”, afirma.

Premiação é um incentivo
Felipe Ruan Thomé e Nora Márcia Santos, da empresa Thome & Santos, que organizou a Meia Maratona Internacional de Curitiba, estiveram na premiação da APCEF-PR. Há 18 anos, a empresa organiza provas, entre elas as de distâncias maiores e outras mais curtas, como a The Hardest Run e a Corrida Verde. “Temos um calendário anual e são realizadas mais de dez corridas em Curitiba. A organização dessas provas exige tempo, às vezes, terminamos uma e já começamos a pensar na outra”, observa Nora.

Para Felipe Thomé, a realização da prova e a premiação concedida pela APCEF-PR são incentivo para atrair mais participantes e motivá-los a terem mais qualidade de vida. “A corrida muda vidas e salva pessoas. Se movimentar é importante, porque máquina parada enferruja. Por isso, sempre que há incentivo para as pessoas se exercitarem, é importante reconhecer”, destaca.

Confira o pódio de todas as categorias da Corrida Fenae:

5 km masculino
1º lugar - Adilson José dos Santos – 19min43seg
2º lugar - Josemar Miranda – 21min49seg
3º lugar - Eder Corsi de Siqueira – 23min25seg

5 km feminino
1º lugar - Cibely Adriani Torres – 26min17seg
2º lugar - Mariluz Inglat dos Santos – 26min57seg
3º lugar - Naomi Takahashi – 27min54seg

10 km masculino
1º lugar - Herivelto Cezar Martins – 43min23seg
2º lugar - Lincoln Inoue – 45min55seg
3º lugar - Marcionilio Antônio Machado – 47min11seg

10 km feminino
1º lugar - Marcia Ribicki de Pauli – 56min49seg
2º lugar- Tamae Nagata – 57min50seg
3º lugar- Rosângela Maria Kraviski – 1h02min26

21 km masculino
1º lugar - André Luiz Cândido do Rosário – 1h37min10
2º lugar- Renato Araújo da Silva – 1h38min27
3º lugar - Diogo Marcelo Machado – 1h41min29

21 km feminino
1º lugar - Carmen Roberta Franco – 1h55min10
2º lugar - Patrícia Sueko Nakanishi – 2h05min24
3º lugar - Mariana Rodrigues Zanon – 2h08min36

Confira o álbum completo de fotos (Acesse aqui)

Compartilhe