22/09/2023 19:29

Câmara Municipal premia o dedicado ambientalista Orlando Stolf

Homenagem_OrlandoStolf.23.2.jpg

Crédito: Divulgação de Serginho do Posto

Em uma sessão solene realizada nesta quinta-feira (21), no Dia da Árvore, a Câmara Municipal de Curitiba entregou ao responsável pela preservação do meio ambiente da APCEF-PR, Orlando Stolf, o Prêmio Ecologia e Ambientalismo 2023. A premiação é em reconhecimento ao trabalho de plantio de árvores pela cidade. Ao todo, 27 cidadãos e associações que atuam na área ecológica foram homenageados durante a cerimônia.

Para Orlando, que também é associado aposentado e professor, a homenagem foi motivo de muita alegria, o que faz bem à alma. Aos 72 anos, ele conta que planta árvores desde pequeno e destaca a necessidade de fazer seguidores para que mais pessoas se envolvam na proteção ao meio ambiente. "Não basta apenas que os órgãos públicos façam isso", afirma.

Segundo o vereador Serginho do Posto, que fez a indicação de Orlando ao prêmio, o aposentado da Caixa é um exemplo de dedicação ao meio ambiente e à comunidade. "Sua paixão pela natureza o levou a plantar mais de 10 mil árvores nas ruas, escolas, creches e praças de Curitiba", compartilha.

Stolf, que é um notável professor de Língua Portuguesa e Literatura, trabalhou na Caixa por cerca de 20 anos. Na APCEF-PR, começou um trabalho de revitalização ambiental em 2005, plantando em toda a sede de Curitiba ipês verdes, brancos e roxos, além de hortênsias e diversas outras espécies de árvores.

Outra ação em que Orlando Stolf está envolvido na associação é o projeto viveiro de mudas. Cada plantinha produzida é trocada por um quilo de alimento não perecível. Os alimentos são doados à Obra Social Santo Aníbal (Ossa), que atende a 180 crianças em situação de risco na Vila União Ferroviário, localizada no bairro Uberaba. Em dois anos de projeto, completados nesta sexta-feira (dia 22), foram doados mais de 3,1 toneladas à instituição.

Compartilhe