29/05/2023 20:27

Campeonato de Punhobol traz disputas de esporte diferenciado aos associados

Resultado_punhobol23.1.2.jpg

No domingo (dia 28), campos de futebol da sede de Curitiba foram cenário das partidas da primeira rodada do Campeonato Paranaense de Punhobol. Mesmo com o tempo instável, os times da Sociedade Morgenau, Clubes Mercês e Duque de Caxias, tanto da categoria feminina quanto a masculina, demonstraram competividade e espírito de confraternização nas disputas.

Entre as mulheres, a equipe campeã foi a Sociedade Morgenau, que venceu o Clube Duque de Caxias por 2 sets a 0 na estreia e, em seguida, ganhou do Clube Mercês por 2 sets a 1. No masculino, o campeão foi o Clube Duque de Caxias, com uma vitória de 2 sets a 1 sobre o Clube Mercês e outra de 2x0 sobre a Sociedade Morgenau.

Resultado_punhobol23.2.2.jpg

A próxima etapa do Campeonato Paranaense será realizada no segundo semestre, em local e data ainda a serem definidos. O punhobol é uma modalidade de origem germânica praticada em campos de grama, semelhantes aos de futebol, onde se utilizam os punhos e antebraços (em situações de defesa) para movimentar o jogo.

Segundo os organizadores do evento, a receptividade da APCEF-PR foi fundamental para o sucesso da competição, como afirma o presidente da Federação Paranaense de Punhobol, José Roberto Vinharski. “Estamos felizes com a recepção que tivemos. Minha impressão é de que os atletas vão querer voltar para etapas futuras, porque na associação têm uma estrutura completa para os jogos”, observa. A competição ainda contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Punhobol, Julio Ebert.

O presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger, ressaltou o potencial de crescimento da modalidade e anunciou uma novidade, em parceria com a Federação Paranaense de Punhobol. “Esse esporte deve crescer bastante, pois é interessante e percebe-se que os jovens estão gostando muito. Para a colônia de férias em julho, faremos uma nova apresentação da modalidade e a criançada poderá experimentar a atividade”, completa.

Resultado_Punhobol23.5.jpeg

O mundo do ponto de vista do punhobol

Para os praticantes, o punhobol é uma maneira de vivenciar novas culturas. “Eu jogo há 13 anos e conheci o mundo jogando punhobol. Além de ser um esporte familiar, ele proporciona amizades e viagens, o que ninguém mais tira de você” afirma Douglas Brados, atacante do Clube Mercês que também é atleta da seleção brasileira da modalidade. O atleta irá representar o país no campeonato mundial, que acontecerá no mês de julho, na Alemanha.

Apesar de estar em fase de disseminação no país, a modalidade possui vários benefícios para quem decide praticá-la. “Tenho três filhos, todos estão jogando neste esporte. É nítido o quanto o punhobol desenvolve o controle, a coordenação e o foco. Seria interessante se tivéssemos mais clubes e entidades desenvolvendo o jogo”, afirma Valéria Pedroso, coordenadora da modalidade no clube Duque de Caxias.

Confira o resultado da 1ª rodada do Campeonato Paranaense de Punhobol:

Categoria feminino
- Duque de Caxias 2x0 Clube Mercês (duas parciais de 11x9)
- Sociedade Morgenau 2x0 Clube Mercês (duas parciais de 11x8)
- Sociedade Morgenau 2x1 Duque de Caxias (parciais de 9x11, 11x7 e 11x7)

Categoria masculino
- Duque de Caxias 2x1 Clube Mercês (parciais de 11x8, 7x11 e 15x14)
- Duque de Caxias 2x0 Sociedade Morgenau (parciais de 11x6 e 11x5)
- Clube Mercês 2x0 Sociedade Morgenau (parciais de 11x4 e 11x7)
- Disputa do 2ºlugar: Clube Mercês 2x0 Sociedade Morgenau (duas parciais de 11x7)

 

Compartilhe