15/04/2020 12:00

Chega de tédio: confira novas atividades para realizar com as crianças

Jogosfamilia_isolamento.20.6.jpg

O período de isolamento social completa um mês ou, para muitos brasileiros, chegará a 30 dias em breve. Se para adultos ficarem confinados todo esse tempo já é motivo de tédio, imagine como é para as crianças -, acostumadas a gastar energia na escola, em passeios ou no clube.

Para ajudar os pais a entreter os filhos durante a quarentena, a APCEF-PR listou novas atividades para a realização em família, indicadas pela supervisora Sociocultural, Izabel Perin. Separe um tempo na rotina e aposte em uma brincadeira criativa e caseira. Nessa hora, vale desde uso da tecnologia a diversões do tempo de infância dos pais.

Confira as dicas para se divertir com seu filho:

  • Chamadas de vídeos: A dimensão social é muito importante para as crianças. Promova encontros virtuais com colegas e familiares mais próximos sempre que for possível.
     
  • Jogos e filmes antigos: Aproveite o momento para apresentar aos seus filhos filmes, seriados e brincadeiras da sua infância, considerando, é claro, a faixa etária. Jogos como amarelinha e stop são bons para passar o tempo.
     
  • Meditação: A meditação estimula a respiração de forma correta e a concentração. Proponha ao seu filho ficar em silêncio por um minuto prestando atenção aos barulhos e, depois, converse sobre o que ouviu. Outra forma é pedir a ele que faça respirações profundas para perceber a vibração do ar.
     
  • Artesanato: Mostre às crianças a diversidade que existe no artesanato. Quem sabe até fazer um brinquedo usando materiais reaproveitáveis, como rolo de papel higiênico, retalhos de tecido, tampas, papelão e garradas pet, que podem se transformar, por exemplo, em robô, carrinho ou cabana.
     
  • Ver álbuns de fotos antigas: Tirar um tempo para rever fotos antigas com a família rende bons momentos. Aproveite para mostrar parentes que as crianças não conhecem pessoalmente ou simplesmente relembre imagens da família.
     
  • Jogar jogos de tabuleiro: Tire aquele jogo de tabuleiro que está encostado no guarda-roupa e divirta-se! Pode ser Banco Imobiliário, WAR, Jogo da Vida, dama, xadrez. Aproveite para apresentar essa “relíquia” às crianças.
     
  •  Jogar videogame: Que tal uma partida de videogame em família? Escolham um jogo que todos gostem. Pode ser esporte, ação, dança... O importante é saber brincar e ficar livre do estresse.

Compartilhe