03/04/2023 12:55

Desafio disputado até os últimos minutos abre Campeonato de Sinuca

Renann_Marcelo.23.2.jpg

Com um confronto de exibição disputado até as últimas bolas, o Campeonato de Sinuca da APCEF-PR foi aberto no sábado (dia 1º) e promete boas partidas. Marcelo Adauri Coelho, vice-campeão da modalidade em várias edições dos Jogos da Fenae, jogou com Rennan Araújo Vargas Leal, associado que mostrou grandes habilidades nas jogadas e venceu o desafio.

Marcelo começou ganhando e chegou a quase fechar o resultado final em uma disputa de melhor de sete partidas, ao ter vencido três consecutivas. Rennan acreditou que ainda tinha chances de virar o jogo e empatou o número de vitórias, ganhando em uma decisão emocionante.

“Foi um confronto a altura de uma boa competição. Descobri o Rennan agora e ele joga há muitos anos. O objetivo da minha participação nessa exibição é que eu passasse conhecimento de sinuca, mas que eu aprendesse também”, avaliou o vice-campeão de edições dos Jogos da Fenae.

Para o atleta, a ideia de criar um campeonato como este é excelente, já que incentiva a prática da modalidade. “A sinuca é um esporte que estava meio esquecido e voltou nos clubes com força. Na APCEF-PR, ela está retornado e isso é muito bom”, comentou ele, completando que a partida com o Rennan ajuda no treinamento para os Jogos do Sul, que acontecerá neste mês de abril.

Incentivo de família
Segundo Rennan Araújo, também foi uma ótima experiência jogar com o Marcelo. “Ele é um grande atleta e é conhecido por muita gente. A cada partida de sinuca é um aprendizado e aprendi muito nessa disputa”, comentou o jogador, filho da associada aposentada, Marise Araújo Vargas Leal.

Aos 31 anos, Rennan joga desde os 12 e teve o incentivo da avó, Maria Alves Dias, que tinha um bar com mesa de sinuca, no interior do estado. “Lembro que tinha 7, 8 anos e pedia para jogar. Depois, meu pai me ensinou, meus primos também jogavam e aprendi o esporte”. A técnica foi desenvolvida, no entanto, quando Rennan teve aulas com o experiente sinuqueiro, Noel Rodrigues. Chegou a competir no paranaense, na categoria mirim, e ficou em quarto lugar. Parou aos 15 anos e retornou recentemente, mas a paixão pelo esporte sempre esteve presente em sua vida, ao ponto de ter tatuado a imagem da avó, hoje com 86 anos, em sua perna e uma mesa de sinuca.

O jogador é um dos 13 inscritos no Campeonato de Sinuca, que terá as partidas realizadas a partir desta terça-feira, às 19h. As disputas, que seguirão as regras da sinuca brasileira, também ocorrerão no sábado à tarde.

Confira o álbum da exibição de abertura da competição (Acesse aqui)

 

Compartilhe