22/05/2023 18:45

Dia do Economiário homenageia o trabalho fundamental dos empregados da Caixa

DiaEconomiario_atendeCaixa.23.3.4.jpg

Nesta segunda-feira, dia 22 de maio, comemora-se o Dia do Economiário. A data, que celebra a atuação dos empregados da Caixa Econômica Federal, os chamados economiários, reforça o papel fundamental que os trabalhadores do banco têm no atendimento a milhões de brasileiros, em especial à população mais carente que faz parte de programas de cunho social do país.

O termo “economiário” refere-se exclusivamente a empregados da Caixa. Após a greve histórica de 1985, eles foram considerados bancários, fazendo com que as duas nomenclaturas fossem aceitas. “Os empregados mais antigos gostam de ser chamados de econominários”, afirma o presidente da APCEF-PR, Jesse Krieger.

Para o presidente, o trabalho dessa categoria que possibilita ao banco prestar um serviço tão importante à sociedade brasileira. “A Caixa foi fundada em 1861 e, por muitos anos, sequer tinha conta corrente em seu portfólio, apenas a poupança. Com o passar dos anos, houve a necessidade de modernizar a instituição, implantar novos serviços e, nesse contexto, os empregados tiveram papel fundamental, buscando se adaptar às mudanças e atender cada vez melhor os clientes”, lembra Krieger, defendendo que o banco deve continuar uma instituição forte e pública, para o bem de seus colaboradores e do Brasil.

Por que o dia 22 de maio?

O Dia do Economiário surgiu da necessidade dos empregados da Caixa em ter um instituto de previdência para a categoria. Em  22 de maio de 1957, entrava em vigor a lei que criava o Serviço de Assistência e Seguro Social dos Economiários (Sasse), após cerca de uma década de tramitação no Congresso Nacional. A lei foi assinada pelo presidente da época, Juscelino Kubitschek, com a presença do então presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, que teve uma atuação decisiva na aprovação do projeto.

Em 1977, o órgão foi extinto e seus segurados foram transferidos para o INPS, atual INSS. No lugar do Sasse, foi criada a Funcef (Fundação dos Economiários Federais), que desde então ocupa o posto de instituição gerenciadora dos fundos de pensão dos empregados da Caixa.

 

 

Compartilhe