19/04/2024 14:57

Diretor de benefícios da Funcef esclarece dúvidas na Regional Londrina

ReuniaoLondrina_JairPedro.24.2.jpg

Associados da Regional Londrina da APCEF-PR puderam, nesta semana (15 de abril), esclarecer pontos fundamentais envolvendo a Funcef. O diretor de benefícios da Fundação, Jair Pedro Ferreira, esteve na sede da regional, para apresentar detalhes sobre temas, como resultados de 2023, equacionamentos, incorporação do REB e contribuições dos planos de benefícios.

Entre os principais pontos da apresentação do diretor, estava o encerramento do equacionamento do REG/Replan Não Saldado, em razão do superavit de cerca R$ 200 milhões, registrados no ano passado. Segundo Jair Pedro, o resultado positivo gerou um valor excedente de R$ 3,4 milhões, que será restituído aos participantes e referem-se a janeiro, fevereiro e março.

Outra novidade abordada no encontro foi a incorporação do REB ao Novo Plano, processo ainda em curso. A vantagem dessa mudança, conforme aponta o diretor, é a inclusão do CTVA (Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado) na conta e margem de contribuição de até 12%, percentural que assegura uma aposentaria mais rentável. Na questão das contribuições, o diretor ainda reforçou a importância do aumento dos valores para o saldo da poupança e, por consequência, retorno maior dos benefícios e a inclusão de dependentes, protegendo-os na área previdenciária.

A apresentação do diretor reflete também o bom desempenho da Funcef. No balanço de 2023, divulgado em março, a Fundação teve uma rentabilidade acumulada de 12,46%, superior à meta atuarial de 8,37%. Da mesma forma, todos os planos de benefício também superaram a meta: REG/Replan Saldado (11,79%), REG/Replan Não Saldado (12%), REB BD (10,86%) e também o Novo Plano BD, para aposentados, que chegou a 11,38% de superavit.

Na visão de Jair Pedro Ferreira, o encontro em Londrina foi uma forma de conectar os participantes ao que acontece na Funcef. “Queremos implementar uma cultura previdenciária, por isso, é importante essa mobilização”, afirmou o diretor, que estava acompanhado da consultora técnica da Fundação, Daniela Ribas. “Também quero agradecer à APCEF-PR pela organização do evento, que é fundamental para os esclarecimentos, e fiquei muito feliz e emocionado com o convite, pois revi colegas da época em que trabalhei no Paraná”.

Diálogo com colegas da Caixa

Após a palestra, associados e demais empregados da Caixa presentes puderam tirar dúvidas sobre as questões apresentadas. Os efeitos da Operação Greenfield foi uma delas. “Mesmo sem provas concretas, os efeitos da operação geraram uma série de despesas processuais para a Funcef”, aponta. Para completar a noite, foi servido a todos um delicioso coffee break.

Para o diretor do Interior da APCEF-PR, David Vasconcellos, a apresentação atendeu ao pedido de muitos associados e empregados da região. “Muitos colegas queriam ouvi-lo e foi importante estabelecer esse diálogo. A apresentação foi bastante esclarecedora”, ressalta.

ReuniaoLondrina_JairPedro.24.4.2.jpg

Além de representantes de Londrina, estiveram presentes ao evento integrantes de regionais da associação, como Maringá, Paranavaí e Cornélio Procópio. Na agenda da equipe da Funcef, ainda foi realizada uma reunião com a equipe da Superintendência Regional da Caixa em Londrina.
 

Compartilhe